Se tem sintomas como coriza, espirro, nariz entupido, coceiras nos olhos, nariz e garganta, podem indicar asma ou rinite, frutos da alergia a ácaros. Outro problema são as picadas deles na pele que podem causar pequenos pontos vermelhos com coceira.
Mesmo que a sua casa esteja limpa, esses seres minúsculos, quase impossíveis de serem vistos a olho nu, podem estar em diversos locais: no colchão, nas cobertas, nos travesseiros, no futon, no sofá, nas almofadas, nos tapetes e até nos bichos de pelúcia.
O que causa a alergia não são os ácaros, mas suas fezes. E o que esses seres minúsculos mais gostam são a umidade e a pele descamada para se alimentar, que fica sobre o lençol da cama ou no sofá.
Combate aos ácaros
Para saber sobre o assunto, a reportagem da CBC TV foi até a cidade de Nishinomiya (Hyogo), onde se faz a divulgação desse combate há mais de 30 anos, desde que um cidadão se queixou de sintomas de asma.
A primeira recomendação do departamento de relações públicas da prefeitura é passar aspirador de pó no colchão, no sofá, nos tapetes, almofadas e travesseiros. Isso remove os ácaros das superfícies.
A segunda é lavar com frequência os lençóis, fronhas, capas de almofada, bichos de pelúcia, capas de futon, cobertores e mantas. Além disso, em dias ensolarados, a ventilação frequente pode reduzir a reprodução dos ácaros, porque isso ajuda a secar a umidade deixada pelo corpo quando dorme.
Se tiver aquele dispositivo de secar futon é ótimo. Se não tiver, pode colocar o futon e os travesseiros para tomar um sol. Outra sugestão é levar o futon e os cobertores para lavar na lavanderia de moedas, pois a secadora desse local é ótima.
Outra providência é forrar o colchão e os travesseiros com um forro anti-ácaros, chamado de ダニ防止シート, lê-se dani boshi sheet, que pode ser encontrado em supermercados e drogarias, além de lojas online como Amazon e Rakuten. Sobre eles coloque o lençol e as fronhas. Isso vai ajudar bastante.
Fonte: CBC TV