Índia tem aumento de casos de vírus Zika e várias gestantes são infectadas

O zika pode fazer com que bebês nasçam com medida menor de perímetro cefálico.

Tubo com amostra e sangue positiva para o vírus zika (ilustrativa/banco de imagens)

A Índia está observando um aumento nos casos de zika, com autoridades identificando pelo menos 6 gestantes infectadas pelo vírus.

Publicidade

Um homem de 74 anos teria morrido em decorrência da infecção no estado de Karnakata, no sul da Índia. Visto que o idoso tinha comorbidades, os médicos ainda estão tentando averiguar se sua morte foi causada diretamente pelo vírus.

Enquanto o zika, transmitido pelo mosquito Aedes, não seja tipicamente fatal, ele está ligado à microcefalia, uma condição em que bebês nascem com cabeças significantemente menores e têm problemas neurológicos.

Também ligado à dengue, chikungunya e febre amarela urbana, o Aedes geralmente pica durante o dia.

O zika pode ser transmitido de mãe para feto durante a gravidez, assim como através de contato sexual, transfusão de sangue e transplante de órgãos.

Pessoas infectadas geralmente são assintomáticas e aquelas que desenvolvem sintomas os apresentam entre 3 a 14 dias após a infecção e incluem: erupções cutâneas, febre, conjuntivite, dores musculares e nas juntas, mal-estar e dor de cabeça, e geralmente duram de 2 a 7 dias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O surto de zika causou preocupação particularmente em Pune, Kolhapur e Ahmednagar, no estado de Maharashtra, no oeste, que está enfrentando inundações após chuva pesada.

O estado de Kerala, no sul da Índia, também reportou casos de zika.

Pune contabilizou pelo menos 12 casos até agora, 6 dos quais eram gestantes.

“Intensificamos nossas atividades de vigilância”, disse o Dr. Rajesh Dighe, diretor médico executivo na Corporação Municipal de Pune.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ácaros em casa causam alergias: como combatê-los

Publicado em 10 de julho de 2024, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Os ácaros estão nas casas o ano todo, mas no verão e com o clima quente e úmido eles se multiplicam rapidamente. Saiba como combatê-los.

Mulher acorda com coceira (PM)

Se tem sintomas como coriza, espirro, nariz entupido, coceiras nos olhos, nariz e garganta, podem indicar asma ou rinite, frutos da alergia a ácaros. Outro problema são as picadas deles na pele que podem causar pequenos pontos vermelhos com coceira

Publicidade

Mesmo que a sua casa esteja limpa, esses seres minúsculos, quase impossíveis de serem vistos a olho nu, podem estar em diversos locais: no colchão, nas cobertas, nos travesseiros, no futon, no sofá, nas almofadas, nos tapetes e até nos bichos de pelúcia. 

O que causa a alergia não são os ácaros, mas suas fezes. E o que esses seres minúsculos mais gostam são a umidade e a pele descamada para se alimentar, que fica sobre o lençol da cama ou no sofá

Combate aos ácaros

Cuidar da roupa de cama, remover a umidade e ventilar bem (PM)

Para saber sobre o assunto, a reportagem da CBC TV foi até a cidade de Nishinomiya (Hyogo), onde se faz a divulgação desse combate há mais de 30 anos, desde que um cidadão se queixou de sintomas de asma.

A primeira recomendação do departamento de relações públicas da prefeitura é passar aspirador de pó no colchão, no sofá, nos tapetes, almofadas e travesseiros. Isso remove os ácaros das superfícies.

A segunda é lavar com frequência os lençóis, fronhas, capas de almofada, bichos de pelúcia, capas de futon, cobertores e mantas. Além disso, em dias ensolarados, a ventilação frequente pode reduzir a reprodução dos ácaros, porque isso ajuda a secar a umidade deixada pelo corpo quando dorme.

Se tiver aquele dispositivo de secar futon é ótimo. Se não tiver, pode colocar o futon e os travesseiros para tomar um sol. Outra sugestão é levar o futon e os cobertores para lavar na lavanderia de moedas, pois a secadora desse local é ótima.

Outra providência é forrar o colchão e os travesseiros com um forro anti-ácaros, chamado de ダニ防止シート, lê-se dani boshi sheet, que pode ser encontrado em supermercados e drogarias, além de lojas online como Amazon e Rakuten. Sobre eles coloque o lençol e as fronhas. Isso vai ajudar bastante.

Fonte: CBC TV 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!