A estrangeira que desapareceu no mar quando saiu para nadar, da praia de Shirahama, da cidade de Shimoda (Shizuoka), antes das 20h de 8 deste mês, foi encontrada viva e resgatada, depois de ter ficado 36 horas à deriva.
Na quarta-feira (10), a Guarda Costeira de Yokosuka (Kanagawa) anunciou que a mulher chinesa de 21 anos que estava desaparecida foi encontrada na costa da praia de Nojimazaki, em Minamiboso (Chiba).
Esse local fica a 80 quilômetros de distância de onde desapareceu, por isso a polícia e os bombeiros locais não a encontraram nas águas da costa de Shimoda.
Segundo a Guarda Costeira do Japão, por volta das 7h50 de quarta-feira, os tripulantes de um navio cargueiro a viram com a boia. Dois deles saltaram no mar para resgatá-la viva. Embora apresentasse sintomas de desidratação, não corre risco de vida.
A equipe desse navio cargueiro avisou a Guarda Costeira e ela pode ser içada de helicóptero para ser levada a um hospital em Yokohama para fazer exame médico.
A chinesa está no Japão a turismo. Relatou que “depois de uns 30 minutos que estava nadando percebi que fui levada pela correnteza e tentei voltar a todo custo mas não consegui”.
No momento do resgate, o tempo estava ensolarado, mas com vento de 10 metros por segundo e ondas de 3 metros de altura. Um especialista em desastres nas águas ouvido pela NTV disse que “foi um milagre”. Explicou que estando à deriva, a chinesa poderia ter sido atingida por um navio, por isso acha que foi um milagre.
Fontes: NTV, Asahi, Yomiuri e NHK