Na segunda-feira (5) o mercado de câmbio de Tóquio iniciou o expediente com uma outra alta da moeda japonesa, ao nível de 145,41 ienes por dólar americano, às 8h53.
Foi a primeira valorização nesse nível em cerca de 6 meses, pois a última vez foi em fevereiro deste ano.
Em resposta ao declínio do futuro do índice de ações dos EUA e dos futuros médios do Nikkei, a aversão ao risco devido ao agravamento do sentimento dos investidores está aumentando a pressão para comprar o iene.
No fim de semana, as estatísticas de emprego do mês passado divulgadas nos Estados Unidos mostraram que o crescimento do número de pessoas empregadas foi muito inferior às expectativas do mercado e, como resultado, o mercado estava cada vez mais cauteloso com uma desaceleração econômica. Há rumores de que o Federal Reserve (FRB) acelere o ritmo para baixar as taxas de juros.
“Na semana passada, uma série de dados econômicos dos Estados Unidos, que levantaram preocupações entre os investidores, pois ficaram aquém das expectativas do mercado. Por outro lado, há uma expectativa de o Banco do Japão (BOJ) poderá decidir pelo aumento das taxas de juros ainda este ano, por isso, houve um movimento de venda de dólares e compra de ienes”, explicou um analista de mercado.
“Se a moeda japonesa exceder exatamente o marco psicológico dos 145 ienes, poderá subir para 140,25 ienes, como em dezembro passado”, analisou um estrategista sênior de câmbio da Daiwa Securities.
Fontes: NHK e Bloomberg