A rede NHK soube que pesquisadores na província de Okinawa descobriram branqueamento de corais disseminado em um local onde o mar é calmo e quente.
Uma equipe liderada pelo professor associado Takashi Nakamura da Universidade dos Ryukyus, pesquisou 3 locais na segunda-feira (5) em Motobu, no norte de Okinawa.
Em uma área onde o mar é calmo, a temperatura das águas era de 30.3ºC. O branqueamento foi confirmado na maioria dos corais em profundidades de 2 a 4 metros.
O branqueamento é um fenômeno em que um tipo de fitoplâncton que coabita e fornece nutrientes aos corais morre com o aumento da temperatura da água.
Acredita-se que ele ocorra quando a temperatura das águas está acima de 30ºC.
Águas em torno de Okinawa registraram as temperaturas mais quentes em julho desde 1982, quando dados com valor analítico foram disponibilizados pela primeira vez.
Nakamura diz que se as temperaturas continuarem altas e nenhum tufão se aproximar, mais corais provavelmente morreram e o ecossistema de recifes pode colapsar.
Ele diz que a escala de branqueamento pode ser comparada ao fenômeno em 1998, quando corais em torno da ilha principal de Okinawa foram devastados.
Fonte: NHK