Avise seus familiares sobre o perigo do novo golpe da taxa dos Correios

Os Correios do Brasil alertam as pessoas que recebem encomendas do exterior que tomem cuidado com o novo golpe da taxa.

Reprodução de uma mensagem para o celular, do texto do golpe (Agência Brasil)

Os Correios do Brasil alertam para um novo golpe, o de suposta cobrança de taxa para para recebimento da encomenda do exterior, usando o nome e até o logo da instituição. 

Publicidade

Se costuma enviar presentes do Japão para seus familiares no Brasil ou se eles fazem compras em lojas online do exterior como AliExpress, Temu ou Shein, precisam ficar atentos.

Segundo o Sintrajufe RS, “o Brasil registra 4,6 mil tentativas de golpes financeiros por hora”.

Esse novo golpe é da cobrança de uma falsa taxa para o recebimento de encomendas, vindas do exterior, pedindo para fazer depósito ou PIX. A empresa divulgou uma série de medidas que ajudam a evitar cair nesse tipo de golpe.

Os golpistas enviam e-mail ou mensagem para o telefone celular, pedindo a atualização do endereço ou para que realize o pagamento de alguma taxa.

Os Correios passaram 5 formas de evitar cair no golpe ou evitar a tentativa:

  1. Conferir o e-mail e o nome do remetente
  2. Cautela com o link anexo (jamais abra-o)
  3. Desconfie de mensagens urgentes
  4. Atualização constante de antivírus
  5. Notificar os e-mails suspeitos ao provedor

A pessoa que espera uma encomenda sempre deve conferir o status da entrega na página dos Correios. E se há algum tributo de importação, deve conferir também só nos Correios.

Fontes: divulgação, Agência Brasil e Sintrajufe RS

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fenômeno que favorece a formação de tufões

Publicado em 16 de agosto de 2024, em Curiosidades

Quando acontece esse fenômeno os tufões são formados um após outro ou há um aumento deles. E tem mais um à vista.

Foto ilustrativa de um tufão (Picryl)

Entre 8 e 13 deste mês foram formados 4 tufões, de números 5 a 8, um após outro, ao sul do Japão.

Publicidade

A causa disso é o que se chama Giro das Monções, na tradução livre para Monson Gyre em inglês, um fenômeno que facilita a formação dos tufões, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). 

Segundo um artigo da Sociedade Meteorológica Americana (AMS), “mais de 80% se formam entre julho e setembro. Mais da metade dos giros desenvolvem durante os períodos do El Niño”.

“Monsoon Gyre” significa vórtice de ventos sazonais. Atualmente, sobre o oceano ao sul do Japão, o anticiclone do Pacífico, um sistema de alta pressão, está recuando para o leste, e o sistema de baixa pressão está se expandindo, criando uma suave circulação de ventos no sentido anti-horário. Isto torna mais fácil a ocorrência de correntes ascendentes, e aglomerados de nuvens cumulonimbus que se tornam “ovo” de tufão e depois se formam um após o outro.

Infográfico mostra o ‘Giro das Monções’ e o anticiclone (NHK)

Além disso, este ano, a temperatura da superfície do mar nesta área está cerca de 2 graus acima do normal, o que gera uma grande quantidade de vapor de água, facilitando o desenvolvimento de tufões. Kazuhisa Tsuboki, professor de meteorologia da Universidade de Nagoia e especialista em tufões, disse: “Houve poucos este ano até agora, e o fato de o oceano não ter sido agitado teve um impacto”.

Possibilidade de mais um tufão em breve

Os ventos do sudoeste fluem do Oceano Índico para o leste das Filipinas, e também outros ao redor da borda do anticiclone do Pacífico, no extremo leste do Japão.

De acordo com a AMJ, essa situação que facilita a formação de tufões não deverá ser resolvida tão cedo, por isso o monitoramento continua, já que sobre os mares ao sul do Japão há condições propensas a ciclones tropicais e tufões, perto da ilha e cidade de Miyako (Okinawa).

Fontes: NHK, WeatherNews, JNN, Yomiuri e AMS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão