A faixa linear de precipitação formada por causa do tufão Shanshan causou danos também na região Kanto.
Antes do amanhecer de sexta-feira (30), por volta das 3h, a prefeitura e autoridades da cidade de Kawagoe (Saitama), emitiram alerta de emergência de nível 5 para 4.777 famílias residentes na área de Terao, totalizando 10.577 pessoas, pelos riscos de desastres como deslizamento e inundação. Os ventos fortes destelharam várias casas da cidade.
De acordo com a polícia e os bombeiros da jurisdição da cidade de Hiratsuka (Kanagawa), devido às fortes chuvas, receberam vários relatos de danos, como inundações de vias públicas, subsolo inundado e carros encalhados, na manhã de sexta-feira.
Um telespectador da NHK enviou um vídeo com imagens de um estacionamento que mostram os cerca de 20 carros de um estacionamento ficaram submersos com a água até metade das portas.
O telespectador 諏訪井創介, de Hiratsuka, que filmou da varanda do seu apartamento, relatou que não é possível ver a margem do rio que transbordou causando essa inundação.
Em Tóquio, uma árvore foi derrubada em Shibuya-ku por volta da 1h de sexta-feira, mas ninguém foi ferido.
Segundo o levantamento da NHK, até o meio-dia, o número de pessoas feridas por causa da passagem do tufão Shanshan aumentou para 104 e há 2 desaparecidos.
Fonte: NHK