Alertas que salvam vidas dos desastres causados pela chuva e tufão

As autoridades locais costumam emitir avisos, advertências e alertas quando a chuva pesada coloca a vida em risco. Saiba quais são e o que fazer.

Enchente de rio, prestes a transbordar, o que pode causar inundação (PM)

Os bombeiros, os observatórios de meteorologia locais e os noticiários da tevê podem emitir avisos, advertências e alertas, quando a chuva pesada durante a estação chuvosa ou causada pela passagem de um tufão podem causar desastres

Publicidade

Não subestime esses alertas.

Ao receber os alertas (keiho em japonês) é necessário ficar atento aos níveis:

  • 警報レベル2, amarelo corresponde ao nível 2 de aviso, ou cuidado
  • 警報レベル3, vermelho, advertência de nível 3, de vigilância
  • 警報レベル4, roxo, alerta de nível 4, de perigo
  • 警報レベル5, negro, alerta de nível 5, de desastre iminente

Amplie a imagem para visualizar melhor (PM)

Em geral, quando é emitido um alerta de nível 3, vem acompanhado de sugestão de evacuação da residência para um local seguro. Ou, para as famílias com idoso, crianças ou pessoas com deficiência, é sinal de se preparar para a evacuação. Por isso, esteja atento para ajudar a pessoa vulnerável a se deslocar para o abrigo, sempre junto com a mochila de emergência.

Em relação ao nível 4, de perigo iminente, muitas prefeituras e bombeiros dão ordem de evacuação (避難指示 hinanshiji), o que significa que é preciso deixar suas casas, escola ou trabalho, para buscar abrigo nos locais previamente definidos chamados de hinanjo (避難場). Para isso, sempre tenha em mãos o hazard map (mapa das áreas de risco) para conferir o local onde mora.

As chuvas poderão causar queda de energia elétrica ou  interrupção do fornecimento de água, por isso, a mochila de emergência deve ficar ao alcance.

Não subestime os alertas emitidos pelas prefeituras ou órgãos da cidade, seja por alto-falante ou pelo smartphone.

Para verificar em tempo real a situação do local onde mora, visite a página web Kikikuru (危機来る), se for pelo PC, da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

O Kikikuru pode ser acessado pelo seu smartphone, com informações em português ou espanhol, o que facilita a visualização e a compreensão dos riscos de desastre, como enchente, inundação, deslizamento, elevação de ondas e outros. Acesse pelos códigos QR abaixo.

Códigos QR do Kikikuru (reprodução)

A sua ação é para preservar sua vida! O Japão tem baixos índices de vítimas porque esse sistema de aviso e alerta prévio é muito eficiente. Procure saber de antemão onde ficam os abrigos designados pela prefeitura da cidade onde mora.

Caso necessite ajuda por ter ficado em uma situação difícil, não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros ligando para o 119. Outros telefones de emergência podem ser vistos tocando aqui.

Fonte: AMJ 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês é preso em aeroporto no Havaí com granadas na bagagem

Publicado em 11 de julho de 2024, em Notícias do Mundo

O japonês foi preso sob acusações de ameaça terrorista de primeiro grau e a polícia está investigando por que ele tinha granadas na bagagem.

Agentes de aeroporto no Havaí encontraram duas granadas de mão na bagagem do passageiro japonês (ilustrativa/banco de imagens)

Akito Fukushima, um japonês de 41 anos, foi preso na terça-feira (9) sob suspeita de ameaça terrorista de primeiro grau após tentar levar 2 granadas para um voo no Aeroporto Internacional de Hilo no Havaí, disse a polícia local.

Publicidade

Foi confirmado que as granadas estavam inativas, mas pessoas na área do terminal foram evacuadas temporariamente.

A polícia do Havaí está investigando o homem de Kanazawa (Ishikawa), tentando saber sobre os motivos para o ato.

De acordo com o anúncio, a polícia recebeu uma chamada de funcionários da Administração de Segurança nos Transportes por volta das 5h44, dizendo que 2 objetos similares a granadas haviam sido encontrados em bagagens durante uma verificação por raio-X.

A polícia evacuou pessoas do terminal, enquanto o esquadrão antibombas confirmou que os 2 objetos estavam inativos.

O aeroporto retomou as operações às 6h50.

Fonte: Nippon

 

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!