China é abalada por escândalo de óleo de cozinha contaminado

Caminhões usados para transportar combustível estavam transportando produtos alimentícios, como óleo de cozinha e xarope, e não foram descontaminados corretamente.

Caminhões usados para transportar combustível estavam levando produtos alimentícios, como óleo de cozinha (ilustrativa/banco de imagens)

O governo chinês disse que está iniciando uma investigação sobre alegações de que caminhões de combustível foram usados para levar óleo de cozinha após transportarem substâncias tóxicas sem passarem por limpeza apropriada entre os carregamentos.

Publicidade

A controvérsia se espalhou online, visto que usuários da mídia social manifestaram preocupações com potencial contaminação alimentar.

Descobriu-se que caminhões usados para transportar combustível estavam levando produtos alimentícios, como óleo de cozinha e xarope, e não foram descontaminados corretamente, de acordo com a rede estatal de notícias Beijing News.

Dizem que transportar óleo de cozinha em caminhões de combustível contaminados era tão generalizado que foi considerado um “segredo aberto” na indústria, de acordo com um motorista citado pelo jornal.

A controvérsia se tornou um dos principais assuntos na mídia social chinesa nos últimos dias.

Muitos compararam a atual situação com o escândalo do leite de Sanlu em 2008, em que 300 mil crianças adoeceram e pelo menos 6 morreram após consumirem leite em pó contaminado com altos níveis da substância industrial melamina.

Na China, tanques não são limitados a qualquer tipo em particular de produto então eles podem, em teoria, transportar itens alimentícios diretamente após carregar óleos à base de carvão.

As alegações envolvem várias principais companhias chinesas incluindo uma subsidiária da estatal Sinograin e da Hopefull Grain and Oil Group.

O governo chinês disse que autoridades de segurança alimentar realizarão a investigação sobre as alegações.

Fonte: Yahoo News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alertas que salvam vidas dos desastres causados pela chuva e tufão

Publicado em 11 de julho de 2024, em Prevenção

As autoridades locais costumam emitir avisos, advertências e alertas quando a chuva pesada coloca a vida em risco. Saiba quais são e o que fazer.

Enchente de rio, prestes a transbordar, o que pode causar inundação (PM)

Os bombeiros, os observatórios de meteorologia locais e os noticiários da tevê podem emitir avisos, advertências e alertas, quando a chuva pesada durante a estação chuvosa ou causada pela passagem de um tufão podem causar desastres

Publicidade

Não subestime esses alertas.

Ao receber os alertas (keiho em japonês) é necessário ficar atento aos níveis:

  • 警報レベル2, amarelo corresponde ao nível 2 de aviso, ou cuidado
  • 警報レベル3, vermelho, advertência de nível 3, de vigilância
  • 警報レベル4, roxo, alerta de nível 4, de perigo
  • 警報レベル5, negro, alerta de nível 5, de desastre iminente

Amplie a imagem para visualizar melhor (PM)

Em geral, quando é emitido um alerta de nível 3, vem acompanhado de sugestão de evacuação da residência para um local seguro. Ou, para as famílias com idoso, crianças ou pessoas com deficiência, é sinal de se preparar para a evacuação. Por isso, esteja atento para ajudar a pessoa vulnerável a se deslocar para o abrigo, sempre junto com a mochila de emergência.

Em relação ao nível 4, de perigo iminente, muitas prefeituras e bombeiros dão ordem de evacuação (避難指示 hinanshiji), o que significa que é preciso deixar suas casas, escola ou trabalho, para buscar abrigo nos locais previamente definidos chamados de hinanjo (避難場). Para isso, sempre tenha em mãos o hazard map (mapa das áreas de risco) para conferir o local onde mora.

As chuvas poderão causar queda de energia elétrica ou  interrupção do fornecimento de água, por isso, a mochila de emergência deve ficar ao alcance.

Não subestime os alertas emitidos pelas prefeituras ou órgãos da cidade, seja por alto-falante ou pelo smartphone.

Para verificar em tempo real a situação do local onde mora, visite a página web Kikikuru (危機来る), se for pelo PC, da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

O Kikikuru pode ser acessado pelo seu smartphone, com informações em português ou espanhol, o que facilita a visualização e a compreensão dos riscos de desastre, como enchente, inundação, deslizamento, elevação de ondas e outros. Acesse pelos códigos QR abaixo.

Códigos QR do Kikikuru (reprodução)

A sua ação é para preservar sua vida! O Japão tem baixos índices de vítimas porque esse sistema de aviso e alerta prévio é muito eficiente. Procure saber de antemão onde ficam os abrigos designados pela prefeitura da cidade onde mora.

Caso necessite ajuda por ter ficado em uma situação difícil, não hesite em chamar o Corpo de Bombeiros ligando para o 119. Outros telefones de emergência podem ser vistos tocando aqui.

Fonte: AMJ 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!