A Sekisui Chemical Co. está considerando adquirir parte da planta da Sharp Corp. na província de Osaka em uma tentativa de tornar a fábrica obsoleta em um centro de produção de próxima geração de baterias solares, disseram na quarta-feira (4) fontes com conhecimento do assunto.
A empresa de produtos químicos japonesa planeja produzir células solares de perovskita no local, disseram as fontes.
As baterias solares finas, leves e flexíveis são designadas a serem instaladas em locais onde células solares existentes não podem ser acopladas em superfícies curvadas e nas paredes exteriores de prédios.
A tecnologia vem chamando atenção nos últimos anos como maneira de aumentar significantemente a geração de energia solar.
Células solares de perovskita são feitas principalmente de iodo e o Japão é o segundo maior produtor do elemento no mundo.
A Sharp suspendeu a produção de painéis grandes de cristal líquido na planta na cidade de Sakai no mês passado para reduzir um prejuízo em seu negócio não lucrativo.
A companhia de tecnologia conturbada disse em junho que transformará parte da planta em um dos maiores centros de dados de inteligência artificial (IA) na Ásia como parte de seus esforços para melhorar seus negócios.
A SoftBank Corp. também está em negociações para adquirir parte da fábrica para construir um centro de dados de IA.
A parte da planta que a Sekisui Chemical está esperando adquirir não se sobrepõe à área que a Sharp e a SoftBank estão tentando utilizar, disseram as fontes.
Fonte: Mainichi