Um ônibus que transportava 32 turistas, incluindo 5 chilenos, como também italianos e mexicanos, sofreu um acidente na cidade de Aguas Calientes, no Peru, perto do famoso vilarejo de Machu Picchu, na segunda-feira (16).
O veículo capotou de uma altura de cerca de 15 metros, deixando vários passageiros feridos, segundo autoridades locais e o Ministério das Relações Exteriores do México (SRE).
Alicia Bárcena, chefe do SRE, lamentou o incidente e confirmou que quatro turistas mexicanos sofreram múltiplas fraturas após o acidente. A embaixada do México no Peru já presta assistência aos feridos e colabora com as autoridades locais para garantir a sua transferência para o hospital mais próximo.
Há relatos de 29 turistas feridos, segundo informações das autoridades peruanas. Os socorristas tiveram que segurar o ônibus com seus braços, para que os colegas pudessem retirar os passageiros feridos.
O ônibus, da empresa Consettur, que faz o trajeto entre Machu Picchu Pueblo e a cidadela, se perdeu antes do meio-dia, segundo o agente Julio Andía, da polícia de turismo de Cusco. Equipes de resgate e policiais foram para o local para realizar os trabalhos de socorro.
Por sua vez, a agência de viagens que organizou o passeio também participou nos esforços de apoio para garantir o atendimento aos feridos.
Os envolvidos viajavam em grupo organizado por uma agência de viagens, para Machu Picchu. Segundo os relatos, havia neblina no local no momento, dificultando a visibilidade. As autoridades estão investigando a causa exata do acidente.
Veja o vídeo postado no X.
#VIDEO | #Autobús con turistas se despista en #MachuPicchu.
Se dirigían a la zona arqueológica cuando volcaron; hay #mexicanos en el incidente.https://t.co/m98r8ZNvpD pic.twitter.com/JZ31vKqHBa
— Fuerza Informativa Azteca (@AztecaNoticias) September 16, 2024
Fontes: FNN, TV Azteca, TVN Chile e Telemundo