Consumidores no Japão vêm enfrentando escassez de arroz nos supermercados e em outros estabelecimentos comerciais, visto que os preços no atacado subiram acentuadamente em agosto para o nível mais alto para o mês.
De acordo com o Ministério da Agricultura, cooperativas da indústria venderam todas as variedades de arroz produzidas em 2023 a atacadistas por ¥16.133 (US$114) por 60Kg em média.
Isso é um aumento de 17% em comparação ao ano passado. O preço é o mais alto para agosto desde 2006, quando a pesquisa sobre arroz colhido teve início.
A demanda por turistas que vêm ao Japão aumentou, enquanto o fornecimento caiu devido a ondas de calor no verão do ano passado.
Muitas pessoas compraram arroz em supermercados para estocar no caso de terremotos e tempestades, levando a uma escassez adicional.
O ministro da Agricultura, Tetsushi Sakamoto, disse aos repórteres na terça-feira (17), “Assim que o arroz novo começar a ser disponibilizado amplamente e a distribuição nivelada for promovida, o balanço fornecimento-demanda provavelmente vai se estabelecer, o que levará a preços mais estáveis”.
A escassez vem diminuindo em Tóquio, visto que arroz recém-colhido está chegando aos supermercados, entretanto, os preços estão 50% mais caros do que no ano passado.
Fonte: NHK