Quatro japoneses foram pegos em um aeroporto australiano sob suspeita de tentar contrabandear uma grande quantidade de cigarros
A NHK soube que os 4 foram chamados para uma conversa particular no Aeroporto de Brisbane no início deste mês por tentar trazer mais 140 mil cigarros sem reportá-los.
As autoridades dizem que todos os 4 tentaram entrar no país como turistas. Eles tiveram a entrada negada quando foi descoberto que eles estavam escondendo o tabaco em malas grandes.
Houve uma série de casos desde julho deste ano em que japoneses tentaram contrabandear cigarros. Até agora, 24 pessoas foram pegas.
Um deles disse às autoridades australianas que seria pago pelo ato.
Ken McKern da Força de Fronteira Australiana disse, “É uma fonte de renda para grupos do crime organizado que estão lucrando com o mercado ilícito de tabaco, e eles estão usando esses fundos para realizar atividade criminal, tanto aqui na Austrália como no exterior.
A Austrália está elevando impostos sobre tabaco para reduzir o número de fumantes.
Um maço de uma marca principal com 25 unidades custa cerca de AUS$50 (US$35). Isso é cerca do dobro do que era há 10 anos.
O contrabando de países estrangeiros, incluindo Japão, está aumentando, levando autoridades australianas a reforçarem seus controles.
Fonte: NHK