Um comandante furioso de um avião de passageiros teria trancado sua copiloto fora da cabine após ela ter decidido ir ao banheiro em pleno voo.
O capitão da SriLankan Airlines teria trancado a primeira oficial para fora durante um voo de 10 horas de Sydney, na Austrália, para Colombo, capital do Sri Lanka, na segunda-feira (14) e desde então foi suspenso.
De acordo com reportagens locais, a copiloto não conseguiu acessar a cabine após sair para usar o banheiro, deixando o piloto sozinho por um breve momento.
O piloto ficou furioso, visto que ela não havia colocado um substituto no cockpit em linha com os procedimentos de operação padrão, levando a um impasse tenso entre os 2 em pleno voo.
Após a reação do piloto, uma comissária superior teve que intervir e negociar com o capitão pelo sistema de interfone da aeronave antes de ele eventualmente permitir que sua copiloto voltasse à cabine.
O par já estava discutindo antes da primeira oficial sair da cabine porque ela não havia pedido que alguém da tripulação se sentasse na plataforma de voo enquanto ela estava no banheiro.
O voo estaria transportando 297 passageiros.
Embora regulamentos sejam diferentes dependendo da companhia aérea, a SriLankan Airlines exige que pelo menos 2 pessoas estejam na cabine a qualquer altura.
Muitas aéreas e autoridades da aviação aplicam regras as quais exigem que pelo menos 2 tripulantes qualificados estejam presentes no cockpit em qualquer momento durante um voo.
Essa regra foi reforçada após incidentes em que pilotos foram deixados sozinhos no controle da cabine, levando a preocupações com a segurança.
“A companhia aérea está cooperando completamente com autoridades relevantes e o capitão foi suspenso, aguardando o resultado da investigação”, segundo declaração.
Fonte: Daily Mail