Jogadoras de futebol brasileiras denunciam assédios sexual e do poder no clube de Shimane

As duas brasileiras, jogadoras profissionais de futebol em um clube de Shimane, denunciaram os abusos e suas consequências.

As duas jogadoras de futebol contratadas pelo Diosa Izumo FC, brasileiras, em coletiva de imprensa (JNN)

Duas futebolistas brasileiras, pertencentes ao Diosa Izumo FC, da segunda divisão, com sede na cidade de Izumo (Shimane), apresentaram acusação por escrito à Liga Japonesa de Futebol Feminino ou Nadeshiko League. 

Publicidade

As duas jogadoras de futebolLaura Spenazzatto, 26, e Thays Ferrer, 25 – ingressaram ao time da província de Shimane em agosto de 2022 e, desde então, a cada erro durante o treino ou partida, o treinador as chamava com um palavrão que significa genitália masculina em português, quando não entendiam as instruções em japonês. “Esses caras não entendem?”, questionava o coach japonês. 

O intérprete, estipulado em contrato, só estava disponível uma vez por semana e, quando elas apontaram os problemas, o técnico teria feito comentários como “privar as meninas da oportunidade de jogar”. Elas pediram ao clube que melhorasse o ambiente, mas como não houve progresso, apresentaram a acusação à Liga Japonesa de Futebol Feminino na quarta-feira (6). 

Laura e Thays também consideram entrar com uma ação civil para buscar indenização pelos danos causados. 

Jogadoras com diagnóstico de transtorno de estresse agudo 

Fotos das duas futebolistas brasileiras (reprodução do Diosa Izumo FC)

Além disso, quando o responsável pelo bem-estar, nomeado pela Nadeshiko League nos clubes com o objetivo de eliminar a violência e a discriminação, teve uma discussão com o treinador em maio deste ano, disse que se apelasse diretamente para o presidente do time, ele seria obrigado a “não vou usá-las”, indicando sua intenção de não convocá-las para os jogos. 

Em julho deste ano, as duas futebolistas brasileiras foram diagnosticadas com transtorno de estresse agudo (TEA) por pressão do coach, e em agosto se afastaram das atividades da equipe. Continuaram recebendo tratamento psiquiátrico.

Não destruam nossos sonhos

Além disso, o clube adiou repetidamente a resolução do problema em resposta aos pedidos feitos através do responsável pelo bem-estar e do advogado. Laura e Thays não estão aptas para voltar a jogar nesta temporada, e nenhuma explicação foi dada às colegas da equipe. 

“Não estamos aqui para sofrer por causa do abuso de poder. Queremos que a verdade e a lei sejam respeitadas. Por favor, não destruam os nossos sonhos”, disseram as duas futebolistas em coletiva de imprensa.

Clube se defende e cria um impasse

O clube também realizou uma coletiva de imprensa no mesmo dia admitindo que, apesar dos esforços, não disponibilizou um intérprete todos os dias. 

Mas, negou os assédios sexual e de poder do treinador argumentando que “apenas disse palavras que aprendeu e nunca se dirigiu às jogadoras durante os treinos e jogos”. Também negou ter dito que iria privá-las da oportunidade de jogar. Portanto, contradisse à demanda das duas brasileiras. 

O Diosa Izumo FC informou que a pedido da Liga Japonesa de Futebol Feminino já concluiu a investigação interna sobre o dirigente e as duas jogadoras, mas realizará uma ouvidoria com intérprete e, dependendo dos resultados, considerará ações disciplinares contra os demandados, que são os dirigentes e o treinador.

Fontes: NTV, NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Donald Trump já está eleito para o segundo mandato na Casa Branca

Publicado em 6 de novembro de 2024, em Notícias do Mundo

A apuração das eleições ainda não terminou, mas Donald Trump já pode ser considerado o novo presidente, derrotando Kamala Harris.

Donald Trump e sua esposa Melania, na sede da campanha (Dunya News)

De acordo com a Fox News, emissora americana, Donald Trump já derrotou a rival Kamala Harris na corrida eleitoral e se tornou o 47.º presidente norte-americano.

Publicidade

As apurações das eleições ainda não terminaram (16h30 de quarta-feira, 6, no Japão), mas o ex-presidente e candidato Trump, já garantiu mais de 270 votos (277) necessários para ocupar o posto na Casa Branca, contra 226 de Kamala Harris. 

Até o horário das 16h30 (Japão), Trump obteve quase 68 milhões de votos da população, e 277 votos do colegiado (Fox News)

Segundo a emissora, “o Fox News Decision Desk projeta que o ex-presidente Trump derrotou a vice-presidente Kamala Harris em uma vitória impressionante, dando a ele um segundo mandato na Casa Branca após um ciclo eleitoral histórico repleto de reviravoltas sem precedentes e duas tentativas de assassinato”.

Trump será o primeiro presidente a cumprir dois mandatos não consecutivos desde Grover Cleveland em 1892 — e apenas o segundo na história.

Trump em discurso de seu QG (Fox News)

Donald Trump foi eleito presidente pela primeira vez em 2016, derrotando a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, com o slogan “Tornar a América Grande Novamente”. Ele perdeu a reeleição para o presidente Biden em 2020 durante a pandemia global do coronavírus, mas recuperou a Casa Branca em 2024 após uma campanha de quase dois anos, prometendo “Tornar a América Grande Mais Uma Vez” (“Make America Great Once Again”).

Após a apuração de todos os votos, o recém-eleito Trump deverá fazer um discurso comemorativo, embora já tenha feito um de seu QG transmitido ao vivo pela Fox News.

Elon Musk cumprimenta Melania no QG (Dunya News)

Fontes: News Digest e Fox News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão