Golpe por telefone: brasileiro vítima de golpistas foi salvo por um triz

Um brasileiro foi vítima de golpistas que tentaram extorquir dinheiro através de cobrança indevida de dívida.

Imagem do telefone da vítima e a ligação internacional que durou 50 minutos (cedida)

Um brasileiro de 57 anos, residente em Fukuroi (Shizuoka) foi vítima de uma tentativa de extorsão que quase foi concretizada, mas foi salvo no último momento por uma japonesa.

Publicidade

Segundo o relato, na sexta-feira (30), o brasileiro recebeu uma ligação por volta das 19h de um japonês que se identificou como sendo de um escritório de cobrança, e exigiu um pagamento de uma dívida relativa à assinatura de um site de vídeos.

O japonês informou que o brasileiro teria assinado o serviço do site e não pagou por 1 ano, então a dívida da assinatura mais custos advocatícios e multas totalizavam ¥295 mil, e que se o valor não fosse pago no dia o nome dele iria para a justiça.

O brasileiro ficou desesperado, pois não queria seu nome sujo mesmo que fosse por uma dívida que não reconhecia.

Ele concordou em pagar e enquanto falava com os golpistas por telefone foi a um 7-Eleven próximo para fazer a transferência.

Chegando lá solicitou ajuda da atendente para fazer a transferência bancária, falando com os golpistas pelo viva voz do telefone. Ela conversou um pouco com eles e achou estranho o valor e o tipo de cobrança, e chamou a polícia. Neste momento o brasileiro já estava no ATM quase concluindo a transferência.

Logo a polícia chegou e um dos policiais, ao ver o número que estava no celular do brasileiro que iniciava por ‘+1(844)’ logo disse: “Desligue o telefone. Isso é um golpe. Esse número é do exterior e não pode ser rastreado.”

O policial que atendeu a ocorrência falava português e disse ao brasileiro que instituições japonesas quando enviam cobrança, sempre é por correspondência e com identificação correta, nunca por telefone. Se receber cobrança por telefone desconfie, pois possivelmente é um golpe.

“Moro no Japão há 30 anos e não sabia que este tipo de golpe existia. Agora aprendi que não há cobranças da justiça por telefone”, disse aliviado o brasileiro.

Ele ainda tentou agradecer a atendente da loja de conveniência com um envelope com um pouco de dinheiro, mas ela disse que não precisava, apenas dizer obrigado foi o suficiente.

Recentemente, muitas ligações e mensagens com objetivo de golpes ou até invasão dos celulares estão acontecendo no Japão.

Desconfie sempre de números desconhecidos, principalmente se forem de outros países. “Já recebi diversas ligações de números do exterior, mas não atendo”, disse uma pessoa da redação do Portal Mie.

Caso receber ligações cobrando valores desconfie. Nunca faça remessa de valores apenas com informações de cobrança enviada por telefone. Se tiver dúvidas procure a polícia ou peça ajuda na prefeitura de sua cidade.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cerca de 90% dos chineses veem o Japão negativamente, mostra pesquisa

Publicado em 3 de dezembro de 2024, em Ásia

A pesquisa mais recente foi conduzida de meados de outubro ao início de novembro, coletando respostas válidas de mil pessoas no Japão e 1,5 mil na China com idade igual ou superior a 18 anos.

O resultado segue a alta recorde de 92,8% registrada em 2013 (ilustrativa/banco de imagens)

A proporção de chineses com impressão desfavorável do Japão em 2024 aumentou acentuadamente ante o ano anterior para cerca de 90%, marcando o segundo nível mais alto, mostrou na segunda-feira (2) uma pesquisa anual, enquanto os 2 vizinhos asiáticos continuam em discordância em várias questões.

Publicidade

O número aumentou 24,8 pontos percentuais ante 2023, em meio a tensões persistentes em torno de ilhas controladas pelo Japão e reivindicadas pela China no Mar do Leste da China, conflitos sobre histórias de tempo de guerra e o descarte contínuo do Japão de água radioativa tratada de Fukushima Daiichi no oceano.

Na pesquisa conjunta conduzida pela think tank japonesa sem fins lucrativos Genron NPO e o China International Communciations Group, entrevistados chineses com uma impressão “má” ou “relativamente má” do Japão situou-se a 87,7%.

O resultado segue a alta recorde de 92,8% registrada em 2013, quando relações bilaterais estavam particularmente tensas após a ação do ano anterior por parte do Japão de trazer as ilhas Senkaku sob controle estatal. A pesquisa é conduzida desde 2005.

Em um questionário de múltipla escolha pedindo aos entrevistados chineses para explicar suas impressões negativas, 45,5%, o maior grupo, citou “confronto” desencadeado pela ação do Japão sobre as ilhas Senkaku.

Muitos também tocaram no assunto sobre a posição do Japão em relação a Taiwan, uma ilha autogovernada a qual a China vê como seu próprio território, e percepções históricas.

Em um outro sinal de sentimento em deterioração, o número de entrevistados chineses com impressão favorável ou relativamente favorável do Japão caiu 24,7 pontos percentuais ante o ano anterior para 12,3%.

Enquanto isso, entrevistados japoneses com impressão má ou relativamente má da China caiu 3,2 pontos para 89%.

Com a pesquisa mostrando mais chineses obtendo informações sobre o Japão online, Yasushi Kudo, que lidera o Genron NPO, disse em uma coletiva de imprensa em Tóquio que “opiniões negativas podem ser facilmente amplificadas”, como por exemplo através da mídia social.

A pesquisa mais recente foi conduzida de meados de outubro ao início de novembro, coletando respostas válidas de mil pessoas no Japão e 1,5 mil na China com idade igual ou superior a 18 anos.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão