Vem acontecendo os primeiros casos de prisão de pessoas que andam de bicicleta depois de ingerir bebida alcoólica, depois da nova lei ter entrado em vigor em novembro.
Na sexta-feira (13), a polícia informou que prendeu um homem na faixa dos 50 anos, residente na cidade de Ichinomiya (Aichi). Segundo o relatório, ele estava conduzindo sua bicicleta de forma instável, em 3 de dezembro, e o parou. Nessa hora sentiu cheiro de álcool e o resultado do teste de bafômetro confirmou a situação de alcoolemia.
“Eu não sabia que não podia andar de bicicleta depois de tomar bebida alcoólica”, alegou o suspeito, mas também confirmando a situação.
Esta foi a primeira prisão na província de Aichi desde que a Lei de Trânsito Rodoviário foi revisada, mudando a penalidade para esse tipo de infração.
Primeiro caso na província de Hiroshima
Segundo a polícia, na madrugada de domingo (15), um oficial da Força de Autodefesa Terrestre foi preso em flagrante por dirigir bicicleta sob efeito de álcool na cidade de Hiroshima (província homônima).
O suspeito tem 27 anos e serve na Guarnição da Força de Autodefesa de Kaita, e andava de bicicleta em Aki-ku, na cidade de Hiroshima, por volta da 1h20.
Um policial em patrulha viu a bicicleta sem o farol aceso e a parou para perguntar ao homem, quando sentiu cheiro de álcool. Pediu que fizesse o teste e o resultado foi de taxa de alcoolemia no sangue mais que o dobro do limite.
Ele admitiu e foi conduzido para a delegacia.
Quais são as penas para essa infração de trânsito
Dirigir a bicicleta alcoolizado pode render até 5 anos de prisão ou o pagamento de uma multa de até 1 milhão de ienes, mas isso vai depender das situações, com ou sem acidente, e taxa de alcoolemia no sangue.
Mesmo em acidentes causados por condução de bicicletas sob o efeito do álcool, a porcentagem básica de culpa é determinada pelo padrão do acidente, tal como nos acidentes normais entre automóveis.
A percentagem básica de culpa varia dependendo das condições da estrada e do veículo no momento do acidente, como se existe um cruzamento, se o condutor estava a seguir em frente ou a virar à esquerda ou à direita, etc.
Portanto, se resolveu sair de bicicleta e acabou bebendo com os amigos, há duas recomendações:
- Deixá-la e voltar de táxi ou pedir para alguém da família (sóbrio) ir buscá-lo
- Pegar a bicicleta, segurá-la no guidão e arrastá-la a pé para voltar para casa
Fontes: Nagoya TV, NHK, TSS e Agoora