Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Belos adornos de Ano Novo do Japão e seus significados

| Tradições do Japão

A tradição japonesa para o Ano Novo começa antes, preparando a casa e o carro com belos adornos. Saiba os significados de cada um deles.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
adorno cp

Adornos de Ano Novo (PM)

Passado o Natal, os japoneses preparam suas casas, comércio e carros para receber o Ano Novo com belos adornos, sendo que cada elemento usado tem um significado muito especial. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Ao conhecer cada um deles, compreendendo seus significados, verá que essa tradição do Japão tem sua beleza única. Assim, se sentirá estimulado a decorar sua casa e seu carro para receber todas as boas energias do novo ano.  

Esses adornos devem ser colocados até 28 de dezembro e permanecem até 7 de janeiro.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No entanto, não se deve descartá-los na cesta do lixo, pois sendo símbolos dos deuses, seria apropriado levá-los a um santuário xintoísta para serem queimados. 

Adornos da entrada da casa

Chamados de genkan kazari (玄関飾り) o próprio nome indica que devem ser colocados na entrada da residência. Mas, atenção, pois não devem impedir a passagem das pessoas.

adorno shimenawa

É um adorno chamado ‘shimenawa’ que deve ser colocado na porta principal da casa (PM)

São usados elementos considerados auspiciosos como a planta Gleichenia japonica (ウラジロ), parecida com samambaia, que une os casais. A fruta cítrica, simbolizada pela laranja-azeda (ダイダイ), que demora a despencar, traz o simbolismo da prosperidade da família.

O pequeno arbusto yuzuriha (ユズリハ) também usado, é para lembrar à velha geração que as folhas ficam amarelas e caem depois que as novas folhas crescem, simbolizando a passagem de uma geração para outra.

O shimenawa (しめ縄) pode ser usado na porta da casa ou no altar que as famílias japonesas mantêm para orar e agradecer aos antepassados.

Também pode ser usado o kadomatsu (veja abaixo).

Guirlanda 

adorno shimenawa 1

Outro tipo de ‘shimenawa’ mais estilizado, podendo ser colocado até no interior da casa (PM)

É uma forma estilizada do genkan kazari, com os mesmos elementos. Mas essa pode ser usada dentro dos ambientes como elemento de decoração na sala, corredor e até na janela. Ideal para ambientes ocidentais.

adorno interior

Outros adornos que podem ser usado dentro de casa são a miniatura do par de ‘kadomatsu’ junto com um elemento do animal do ano do horóscopo chinês (PM)

Adornos para veículos

adorno carro

Também é um ‘shimenawa’ menor, para carro, moto ou bicicleta (PM)

Esse adorno chamado de jidoshayou kazari (自動車用の飾り) tem os mesmos elementos de proteção e prosperidade. No caso do carro deve ser colocado na frente, acima da placa. Pode ser usado em todos os tipos de veículo, incluindo bicicleta e moto. As companhias de ônibus e trens costumam enfeitar os veículos nesta época.

Kadomatsu: para de adornos para portões e portas principais  

adorno kadomatsu

Kadomatsu é sempre em par, um de cada lado do portão da casa ou da porta principal do estabelecimento (PM)

Ao andar pelo comércio, templos e santuários xintoístas verá os esplendorosos kadomatsu (門松) de vários tamanhos e formas, sempre em pares.  

Em geral são colocados na entrada dos edifícios ou portões das casas. São feitos de bambu e decorados com os frutos vermelhos da planta nandina, flores de ameixa (ume) e galhos de pinheiros. Todos eles têm significados de longevidade, de vigor que resiste a tudo e de abertura de prosperidade.

Esse belo arranjo é amarrado com uma bela e firme corda natural, com o simbolismo de marcar o território. Diz a lenda que o kadomatsu foi criado para facilitar aos deuses encontrar as casas e façam uma visita no Ano Novo. 

Kagamimochi

adorno kagamimochi

Kagamimochi (PM)

À venda até nas lojas de ¥100, o kagamimochi (鏡餅) tem significados especiais. O espelho (鏡) na antiguidade era feito de bronze, em formato circular. Por isso, esse arranjo é uma analogia, pois ele era usado como oferenda aos deuses.

Acreditava-se que o espelho era a moradia dos deuses, então, passou-se a usar o mochi (bolinho de arroz) para expressá-lo.

A laranja ou a fruta cítrica de cor laranja no topo  (ダイダイ) simboliza as gerações das famílias. Ao empilhar as duas esferas de mochi, simbolizando o sol e a lua, trazem o significado de envelhecer suavemente junto com a família ou a longevidade. Esse adorno deve ser colocado dentro de casa em um local especial como no aparador da sala ou no hall de entrada.

O mochi do Kagamimochi pode ser comido, só depois do ritual de retirada do enfeite em 11 de janeiro (ou em 15, dependendo da região). Como o mochi fica duro e seco, recomenda-se usar um martelo para quebrá-lo. Não se deve usar uma faca, pois remete ao ritual do seppuku (se cortar com uma espada). 

Ou, outra forma é mergulhar o mochi em água por cerca de meio dia para amolecê-lo. Coloque em um recipiente resistente ao calor, cubra com filme plástico e aqueça no micro-ondas. 

Depois use-o para receitas como zoni, assado na chapa com gergelim, no zenzai (doce de azuki) ou no missoshiru. Se puder, toda a família deve aproveitar porque foi usado como oferenda, por isso é auspicioso.

Aproveite para absorver um pouco da cultura e tradição do Japão e colocar esses adornos em sua casa.

Feliz Ano Novo!


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo