De acordo com o National Institute of Infectious Diseases (NIID), o número de casos de influenza relatados por aproximadamente 5.000 instituições médicas em todo o país na semana até 5 de janeiro foi de 33,82 por instituição, uma redução significativa em relação aos 64,39 da semana anterior, o número mais alto desde que as estatísticas começaram a usar o método atual.
Com base nos dados, o número estimado de pessoas doentes em todo o país, incluindo a estimativa de pessoas assintomáticas ou que não foram até o hospital, durante a semana foi de aproximadamente 1.104.000, elevando o número acumulado de casos da temporada desde 2 de setembro para 7.041.000.
“Acredita-se que o número de pacientes tenha diminuído temporariamente durante os feriados de fim de ano e Ano Novo, quando muitas instituições médicas estavam fechadas e poucas pessoas visitaram as clínicas. Ainda estamos no meio de uma epidemia e existe a possibilidade de que o número aumente no futuro, portanto, precisamos continuar a tomar precauções. Gostaria que todos tomassem medidas completas de controle de infecção, como lavar as mãos e usar máscaras”, comenta Sunao Ishida, vice-diretor do Hospital Central de Kurashiki.
De acordo com o NIID, o número de pacientes hospitalizados por influenza registrados em 500 instituições médicas chegou a 5.281, um aumento de mais de 300 pessoas em relação à semana anterior.
Em alguns casos, as instituições médicas foram forçadas a recusarem pacientes de emergência devido à escassez do sistema de atendimento médico.
No Centro Médico Geral de Takasaki, que tem um centro de emergência 24 horas para pacientes com sintomas graves, o número de pacientes com sintomas de gripe aumentou desde o início de janeiro e, em um determinado momento, a taxa de utilização dos leitos hospitalares chegou a 95%, indicando que a situação ainda é difícil.
Número recorde de hospitais com internações por influenza durante os feriados de fim de ano e Ano Novo
O número de pacientes hospitalizados por influenza durante o período de fim de ano e Ano Novo nos hospitais da província de Okayama atingiu um recorde.
No Hospital Central de Kurashiki, de 25 de dezembro a 7 de janeiro, um numéro total de 41 pacientes tiveram que ser internados, mais de quatro vezes o número durante o mesmo período da temporada passada, e o maior já registrado nesse período.
Os pacientes internados no hospital eram principalmente idosos, alguns dos quais foram internados porque estavam fracos demais para comer devido à febre alta e outros por causa de complicações de pneumonia bacteriana.
Além disso, na ala pediátrica, houve casos de crianças internadas com encefalopatia por influenza.
Fonte: NHK