A Central Japan Railway Co. (JR Central) planeja testar um vagão na Tokaido Shinkansen, a linha de trem-bala mais movimentada do Japão que liga Tóquio e Osaka, dedicado a cães de estimação, permitindo que passageiros viajem sem colocar seus animais em caixas de transporte.
“Queremos responder à demanda de pessoas que desejam desfrutar de uma viagem com seus amados cães”, disse o presidente da JR Central, Shunsuke Niwa, de 59 anos, em uma entrevista recente junto a organizações de mídia.
Esse será o segundo teste do tipo para serviços de trem-bala após um realizado pela East Japan Railway Co.
Os vagões dedicados a pets serão equipados com purificadores de ar e disponibilizarão tapetes absorventes para manter a higiene a bordo.
A companhia também planeja garantir que os vagões não sejam usados para serviços de passageiros em geral após o teste, acrescentou Niwa.
O presidente também revelou um plano para introduzir um novo tipo de vagão de trem na linha de teste do trem de levitação magnética em Yamanashi para o projeto da Linear Chuo Shinkansen neste verão com a meta de reduzir o impacto ambiental.
Entretanto, Niwa estava cauteloso sobre se o serviço Linear Chuo Shinkansen entre Tóquio e Osaka poderá ser completamente aberto até a meta do governo em 2037.
Fonte: Mainichi