Empresa de bentô declara falência após intoxicação alimentar por norovírus em 456 pessoas

Uma empresa de bentô, em Gifu, pede falência depois de ter causado intoxicação alimentar em 456 pessoas, incluindo crianças.

alfainter
bentô

Marmitas dessa empresa, para adultos e crianças (reprodução)

Soube-se que uma empresa de bentô na cidade de Ginan (Gifu), que estava envolvida em um surto de intoxicação alimentar por norovírus causado pelas marmitas fornecidas, faliu.

Publicidade

De acordo com informações do governo da província de Gifu, a empresa de bentô バイパス給食センター (Bypass Kyushoku Center) enviou um aviso de encerramento das atividades ao centro de saúde local na segunda-feira (17).

Em relação a essa empresa, muitas pessoas que comeram o bentô fornecida por ela, no fim do mês de fevereiro, se queixaram de sintomas de mal-estar, como diarreia. Depois de ter sido comprovado que a intoxicação alimentar foi causada pelo norovírus, o centro de saúde suspendeu as atividades a partir de 2 deste mês.

456 pessoas intoxicadas e uma morte depois de comerem bentô

Imagem ilustrativa de homem com norovírus (PM)

Até 14 deste mês, o número de pacientes foi de 456 pessoas, tornando-se o maior surto de intoxicação alimentar por norovírus na província de Gifu nos últimos 10 anos.

Além disso, o agravante é que um homem na faixa etária dos 40, que comeu um bentô, morreu, mas o governo da província informou que a relação causal entre a intoxicação alimentar e a morte ainda não está clara.

“Continuaremos com a investigação e trabalharemos para compensar os danos”, declarou um porta-voz da empresa Bypass Kyushoku Center.

Fontes: Nagoya TV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Golpes por telefone usando números da polícia aumentam no Japão

Publicado em 18 de março de 2025, em Sociedade

Está ocorrendo uma série de casos de ligações suspeitas em que identificadores de chamadas exibem os números de telefone de delegacias. Suspeita-se que as chamadas sejam golpes e outras atividades criminais.

Desde 11 de março, os autores de chamadas falsas usaram o número principal da delegacia de Shinjuku pelo menos 500 vezes (ilustrativa/banco de imagens)

O Departamento de Polícia Metropolitana está alertando o público sobre um aumento em golpes por telefone suspeitos exibindo os números reais de delegacias em identificadores de chamadas e quem liga fingindo ser um oficial da polícia em uma tentativa de tirar dinheiro das pessoas.

Publicidade

De acordo com o departamento da polícia, desde 11 de março, os autores de chamadas falsas usaram o número principal da delegacia de Shinjuku (03-3346-0110) pelo menos 500 vezes, divulgou o site Japan Today. Tais chamadas falsas foram recebidas em 40 províncias, disse a polícia.

Os autores das chamadas fingem ser oficiais da polícia e tentam enganar as vítimas por dinheiro ao afirmar que suas contas bancárias foram usadas para atividades criminais e ameaçam que elas serão presas.

Além disso, os golpistas usaram o número de telefone real do Departamento de Polícia Metropolitana em Tóquio (03-3581-4321) e outras delegacias na cidade para entrar em contato com vítimas em potencial em seus smartphones.

Policiais atualmente não sabem como os números de telefone estão sendo falsificados em identificadores de chamadas ou a origem das ligações.

Um funcionário do departamento da polícia está pedindo que as pessoas não continuem conversando, mas perguntem ao autor da chamada, “Gostaria de ligar para você, então, por favor, me diga seu nome, departamento e um número de extensão” e então desliguem o telefone e entrem em contato com uma delegacia.

Casos em Aichi

A sede da polícia provincial de Aichi diz que um homem na faixa dos 40 anos e uma mulher na faixa dos 30, ambos residentes na cidade de Nagoia, receberam separadamente ligações em que o identificador exibiu o número da sede da polícia.

Para ambos foi dito que eles eram suspeitos de estarem envolvidos em lavagem de dinheiro. Eles foram enganados e perderam valores monetários.

Sabe-se que golpistas usam números de telefone da polícia e de outras organizações. Em muitos casos, o identificador de chamadas incluía um sinal de + e código de um país, facilitando identificar as chamadas como fraudulentas.

Contudo, nos casos recentes, é difícil dizer se as chamadas são falsas porque elas não têm tais características.

Fonte: Japan Today, NHK

.
Fujiarte - Empregos no Japão
Wistar Japan - Novo conceito de Empreiteira no Japão width=
Empregos no Japão
Passagens Aereas para o Brasil
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Casa Própria no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Investimentos com rentabilidade superior!