
A pesquisa será apresentada no Congresso Europeu em Obesidade na Espanha em maio e foi realizada com casais na Polônia (ilustrativa/banco de imagens)
Ser casado triplica o risco de obesidade entre os homens, sugere nova pesquisa.
Especialistas descobriram que os risco de estar acima do peso aumentam para ambos os sexos quando são casados, mas parece ser particularmente agudo para os homens.
A pesquisa será apresentada no Congresso Europeu em Obesidade na Espanha em maio e foi realizada com casais na Polônia.
Artigos relacionados
Pesquisadores descobriram que tanto homens como mulheres tendem e adquirir peso quando se casam, com a união aumentando o risco de estar acima do peso em 62% no sexo masculino e 39% no feminino, comparados com as pessoas que são solteiras.
Entretanto, homens casados também tiveram 3,2 vezes mais probabilidade de serem obesos do que os solteiros, enquanto nenhuma ligação foi encontrada para mulheres casadas comparadas com as solteiras.
A falta de tal descoberta nas mulheres pode ser devido a diferenças culturais nas atitudes em relação à obesidade em ambos os sexos, sugeriram os pesquisadores.
A Dra. Alicja Cicha-Mikolajczyk, do Instituto Nacional de Cardiologia de Varsóvia, liderou o estudo e sugeriu razões pela quais nenhuma ligação com obesidade foi encontrada para mulheres.
“Presumimos que as mulheres aceitam a vida com sobrepeso, mas não podem aceitar viver com obesidade e elas têm mais tendência do que os homens a tomarem várias ações para perder peso, como a prática de atividade física”.
Para o estudo, dados foram coletados de 2.405 pessoas da Pesquisa de Exame de Saúde do Multicentro Nacional Populacional.
Essas pessoas tinham tipicamente na faixa dos 50 anos e 35,3% com peso normal, 38,3% com sobrepeso e 26,4% eram obesas.
Fonte: The Nightly







