Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Prostitutas abandonam rua de Osaka após ser pintada de amarelo

| Sociedade

Uma rua em Osaka, conhecida pela prostituição, passou por uma transformação após ser pintada de amarelo. A medida, inspirada na arquitetura da escolha, reduziu em 90% o número de prostitutas na área.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
rua osaka 7 mai 2025 destaque

A polícia de Osaka, buscando soluções inovadoras, apostou na pintura amarela de uma rua para dissuadir a prostituição (NHK)

Uma simples mudança no cenário levou a uma diminuição dramática no número de prostitutas abordando possíveis clientes em uma rua estreita no distrito de Taiyujicho de Kita (Osaka).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Masafumi Fujino, de 79 anos, chefe da filial da associação de prevenção de crimes locais, disse que costumava ver cerca de dez prostitutas na rua que fica a 10 minutos a pé da estação de Osaka da JR.

Contudo, após a rua ter sido pintada de amarelo em dezembro do ano passado, o número de prostitutas diminuiu em 90%, disseram autoridades locais.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O esquema de cores é baseado na “arquitetura de escolha” em que alterações sutis no ambiente podem convencer as pessoas a mudarem seus comportamentos prontamente.

No caso de Osaka, a mudança para amarelo fez as mulheres se sentirem desconfortáveis ao ficarem de pé sobre uma superfície chamativa.

A polícia também está promovendo soluções a longo prazo, como ajudar as mulheres a deixarem o negócio de vez.

Aumento após a pandemia

A rua é alinhada com hotéis e restaurantes, e pessoas podem entrar nos hotéis sem chamar atenção devido à visibilidade escassa.

O número de prostitutas no local aumentou acentuadamente após a pandemia de covid-19. Alguns residentes ficaram tão decepcionados com a mudança no local que acabaram se mudando da área, disse Fujino.

Desde o verão de 2023, oficiais na Delegacia de Sonezaki têm enviado documentos à promotoria sobre mais de 30 mulheres suspeitas de violar a Lei Antiprostituição na área.

Apesar das detenções, mulheres continuaram a aparecer na rua atrás de clientes. O Instituto Nacional de Pesquisa da Ciência da Polícia sugeriu que a delegacia empregasse a arquitetura da escolha.

Policiais e residentes pintaram uma faixa de 100m da rua de amarelo em dezembro. Adesivos ilustrados criados por estudantes de uma escola vocacional local também decoraram a rua.

A Polícia da Província de Osaka verificava a rua quatro vezes por dia. Os resultados mostraram que uma média de 7.43 mulheres abordaram clientes na semana antes da rua ser pintada de amarelo. O número máximo foi de 17.

Uma semana após o trabalho de pintura, o número caiu para zero.

Em uma semana, dois meses depois, a média foi de 0.86, com um máximo de 4, representando uma diminuição de 90%.

Fonte:


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo