
O aviso diz que o estabelecimento não aceita clientes chineses porque ‘muitos são mal educados’ (ilustrativa/banco de imagens)
Um restaurante em Osaka (província homônima) gerou controvérsia após ter publicado um aviso na porta do estabelecimento proibindo a entrada de clientes chineses porque são “mal-educados”.
O restaurante de yakitori, chamado Hayashin, foi revelado por alguns perfis na mídia social em 10 de maio por ter publicado o aviso rejeitando clientes chineses.
Escrito em chinês simplificado, o aviso diz que o estabelecimento não aceita clientes chineses porque “muitos são mal educados’.
Artigos relacionados
“Um restaurante que publica um tipo de aviso desses age de maneira ainda pior do que os clientes mal-educados”, disse um usuário chinês online.
Não está claro o que levou o restaurante a publicar o aviso, mas esta não é a primeira vez que negócios japoneses agiram dessa maneira contra clientes chineses.
Em 2023, um influenciador expôs um restaurante chinês em Tóquio que publicou um aviso proibindo a entrada de chineses, escrito em chinês e coreano. O aviso também dizia em japonês que a medida era designada a “prevenir um vírus da China”.
O influenciador entrou no restaurante e confrontou os funcionários, mas foi expulso do local.
De acordo com a lei japonesa, segundo a reportagem, é permitido que restaurantes aceitem apenas pessoas que falem japonês devido a razões linguísticas, mas discriminação com base na nacionalidade ou etnia do cliente viola a constituição do Japão.
Um recorde de 36,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Japão no ano passado, alta de 47,1% em comparação a 2024, excedendo o recorde de 31,9 milhões estabelecido em 2019.
O maior número de visitantes foi da Coreia do Sul, a 23,8%, seguidos por aqueles da China a 18,9%.
Fonte: SCMP







