
Preço do arroz no Japão cai com liberação de estoque (ilustrativa/banco de imagens)
O governo japonês começou a disponibilizar seus estoques de arroz diretamente às empresas de varejo, entrando agora em consumo massivo nos pontos de venda.
A medida é uma resposta ao aumento expressivo dos preços do arroz, que tem pressionado o orçamento das famílias em todo o Japão.
Cerca de 300 mil toneladas de arroz colhido entre 2021 e 2022 estão sendo vendidas por contratos sem licitação. Nesse cenário, sacos de 5Kg de arroz encontram-se à venda por cerca de ¥2 mil, em algumas lojas no domingo (1º).
Artigos relacionados
O movimento tem atraído um grande número de consumidores para supermercados e outros estabelecimentos que oferecem o arroz estocado. No domingo, o ministro da Agricultura, Shinjiro Koizumi, destacou que a liberação dos estoques governamentais pode ajudar a reduzir os preços gerais do arroz.
Além disso, o ministério da Agricultura começou a receber na sexta-feira (30) inscrições de varejistas de pequeno e médio porte interessados em adquirir o arroz estocado pelo governo.
Cerca de 80 mil toneladas do arroz colhido em 2021 estão disponíveis por contratos sem licitação. O ministério informou já ter recebido cerca de 1.300 solicitações e advertiu que poderá suspender temporariamente novas inscrições na tarde de segunda-feira (2), caso as requisições superem o estoque disponível para liberação.
Fonte: NHK







