Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 26°C 13°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 156.502
Sociedade

Jogadoras brasileiras processam Diosa Izumo e técnico

Ex-jogadoras brasileiras do Diosa Izumo processam clube e técnico por assédio sexual e moral, exigindo indenização.

R

Redação

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Ex-jogadoras do Diosa Izumo que estão demandando indenização
Ex-jogadoras do Diosa Izumo que estão demandando indenização (arquivo)

Duas jogadoras brasileiras que pertenciam ao Diosa Izumo FC, um clube da segunda divisão da Liga Nadeshiko, entraram com uma ação judicial contra o clube e o técnico, pedindo indenização, alegando que foram vítimas de assédio sexual e abuso de poder pelo técnico, o que as deixou em estado de depressão.

Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU
Publicidade

Embora as duas jogadoras brasileiras – Laura Spenazzatto e Thays Ferrer – já tenham deixado o clube depois de quase 3 anos, em dezembro do ano passado, Yudai Fujizuka, o advogado que as representa, moveu uma ação na sucursal de Izumo do Tribunal Distrital de Matsue (Shimane). 

Junto com o advogado, participaram de uma coletiva de imprensa online, na cidade de Izumo, na segunda-feira (9). 

Alegam que foram assediadas sexualmente pelo técnico Yoji Sakai, que repetidamente fazia comentários sexualmente explícitos em português quando cometiam erros durante as partidas ou treinos.

Além disso, o clube deveria providenciar um intérprete, mas isso não foi feito na maior parte do tempo, e quando as duas jogadoras pediram à equipe para melhorar a situação, a diretoria teria feito comentários de que não participariam das partidas, o que constitui assédio moral.

As duas jogadoras foram diagnosticadas com depressão após um exame médico e estão pedindo 3,4 milhões de ienes de indenização ao clube e ao técnico.

Recomendadas para você

“Senti que não seria mais capaz de jogar o futebol que amo. Espero que tomem a decisão certa”, disse a jogadora Laura.

“Espero que a lei seja aplicada de forma justa no Japão, independentemente se as partes são estrangeiras ou não”, disse a jogadora Laura.   

Por outro lado, tanto o clube quanto o técnico, através dos respectivos advogados, disseram que “não podemos comentar, pois não recebemos a reclamação”.

Recentemente, o comitê de arbitragem da Associação Japonesa de Futebol decidiu que “nenhuma ação disciplinar será tomada” contra o técnico Sakai. Ou seja, o considerou impune.

Fontes: NHK, TSK e JNN

+ lidas agora

em alta
Seguidores
10.396

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.