
Foto ilustrativa de mulher com tosse (PM)
A epidemia de coqueluche, uma doença que causa tosse intensa, continua e chegou a um número recorde no Japão.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde e Gestão de Crises (JIHS), o número de pacientes relatados por instituições médicas em todo o país na semana que terminou em 8 deste mês aumentou em 715 em relação à semana anterior. A soma foi recorde, de 3.044 pacientes, o maior número desde que os registros começaram em 2018.
As províncias com os maiores números são:
Artigos relacionados
- 194 pessoas em Tóquio
- 175 pessoas na província de Saitama
- 138 pessoas na província de Chiba
- 135 pessoas na província de Niigata
- 124 pessoas na província de Hyogo e assim por diante
O que é coqueluche e o nome em japonês
A coqueluche é uma infecção bacteriana (Bordetella Pertussis), transmissível, que causa tosse persistente e intensa, podendo atingir traqueia e brônquios, evoluindo para quadro grave e até fatal, principalmente em bebês com menos de 6 meses de idade.
O período de incubação da bactéria, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde o momento da infecção, é de, em média, 5 a 10 dias podendo variar de 4 a 21 dias e, raramente, até 42 dias. A doença começa com sintomas parecidos aos do resfriado, com baixa febre, depois vai avançando para a tosse intensa e seca.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) afirma que a vacinação, que pode ser administrada a partir dos dois meses de idade, é eficaz na prevenção da doença.
O nome da coqueluche em japonês é hyakunichi-seki (百日せき) e o nome da vacina é hyakunichi-seki wakutin sesshu (百日せき ワクチン接種).
Fontes: JNN e NHK







