
Lançamento do TikTok Shop no Japão intensifica competição no e-commerce local (ilustrativa/banco de imagens)
O TikTok está prestes a entrar no mercado de comércio eletrônico do Japão com o lançamento de seu TikTok Shop — um serviço em que os usuários podem comprar produtos promovidos diretamente no aplicativo de mídia social — já este mês.
O Japão será a mais nova adição a uma lista de países onde o serviço está disponível, incluindo os EUA e as Filipinas.
O desempenho do TikTok Shop no mercado japonês de comércio eletrônico, atualmente dominado por Amazon e Rakuten, será um foco assim que o serviço começar.
Desde seu lançamento inicial em 2021, o TikTok Shop, que permite aos usuários comprar produtos promovidos em um vídeo ou transmissão ao vivo no feed ou através da aba Shop diretamente no app, se tornou uma potência no mercado de e-commerce.
No Reino Unido, uma das primeiras regiões onde o serviço foi introduzido, houve um aumento de 131% no número anual de compradores no final de 2024, além de um aumento de 180% na receita ano a ano.
O recurso único do serviço, que permite que os usuários comprem produtos diretamente no app sem ter que acessar um site externo, facilita o processo de compra.
O TikTok cobra taxas de manuseio das empresas que vendem seus produtos na plataforma.
De acordo com a Organização Japonesa de Comércio Exterior, o aplicativo tem mais de 33 milhões de usuários mensais no Japão, com um tempo médio de tela de 96 minutos por dia — maior do que outras plataformas de mídia social, como Instagram e YouTube.
No Japão, o TikTok gerou um consumo estimado em ¥237,5 bilhões (1,64 bilhão de dólares) , contribuindo com ¥485,5 bilhões para o Produto Interno Bruto nominal do país durante 2024, afirmou.
Fonte: Japan Times