
Foto ilustrativa de sismógrafo (PM)
Os residentes insulares das Ilhas Tokara (Kagoshima) estão apreensivos depois do terremoto de magnitude 5,1 ocorrido por volta das 18h33 de segunda-feira (30).
De acordo com autoridades da vila, 89 pessoas de 43 famílias vivem na Ilha Akuse (Akusejima), onde a intensidade sísmica foi 5 fraca. Até as 22h de segunda-feira não houve relatos de feridos ou danos aos edifícios. Esta é a primeira vez desde 9 de dezembro de 2021 que um terremoto de magnitude 5 ou superior foi observado em Akusekijima.
Somente naquele dia foram registrados 58 tremores, de intensidades 1 até 5.
Artigos relacionados
Quase 700 terremotos nas Ilhas Tokara
O primeiro terremoto foi na manhã de 21 de junho e, desde então, até as 21h de segunda-feira foram registrados 684 eventos sísmicos.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa, de emergência, na noite de segunda-feira. Explicou que “no passado, houve frequentes alternâncias de períodos de maior atividade e calmaria”. Por isso, pediu cautela à população, pois há a possibilidade de um terremoto de magnitude 5 ou menor ocorrer em um futuro próximo.
A AMJ explicou que o terremoto ocorreu dentro da placa terrestre e indicou que era um tipo de falha normal, com um eixo de tensão indo de noroeste a sudeste e a placa superior deslizando para baixo. Os residentes insulares devem ter cuidado com quedas de pedras e deslizamentos.
Dentre os 684 terremotos sequenciais, apenas um foi de intensidade máxima 5 fraca, sendo 10 de intensidade 4 e 42 de intensidade 3.
Medidas preventivas nas Ilhas Tokara
Foi montada uma sede de alerta de desastres pela vila das Ilhas Tokara e pelo governo da província de Kagoshima, logo após a ocorrência desse terremoto de intensidade sísmica 5.
As Ilhas Tokara são um arquipélago das Ilhas Nansei, que fazem parte das Ilhas Satsunan, que por sua vez fazem parte do Arquipélago Ryukyu, mas são administradas como vila Tokara, da província de Kagoshima. São 12 ilhas, com área total de 101,35 quilômetros quadrados.
As Ilhas Tokara estão localizadas perto da fronteira entre a Placa Eurasiática e a Placa Marítima das Filipinas. Existe uma teoria de que a força de afundamento das placas causa tensão, o que leva a terremotos. No passado já teve 2 fortes terremotos:
- Magnitude 6,2 em maio de 1960
- Magnitude 6,1 em dezembro de 2021
Com a atual tecnologia, mesmo avançada, ainda é impossível prever o dia e o horário em que acontecerá um forte terremoto. Assim, o que cada um pode fazer é tomar as medidas preventivas dentro de casa e manter um kit de emergência.
Fonte: Minami Nippon Shimbun







