Sua casa está segura caso ocorra um terremoto?

O interior da casa pode parecer seguro. No entanto, pessoas ficam sob os móveis e perdem vidas, quando do terremoto. Reveja sua casa.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Simulação do tsunami e terremoto Nankai Trough (governo)

Uma boa parte das mortes no terremoto ocorre dentro de casa. As pessoas perdem a vida soterradas por queda de estantes e guarda-roupas.

Publicidade

A probabilidade de ocorrer o Nankai Trough, 南海トラフ em japonês, o terremoto de intensidade 8 a 9, é de 80%, a qualquer momento, em 30 anos. É muito importante que cada um da população esteja preparado e tenha todos os cuidados para se proteger. Uma das medidas é preparar e manter a mochila de emergência ou o kit de preservação da vida.

Outra é verificar se o ambiente onde reside e trabalha tem medidas preventivas e defensivas.

Foto real de uma casa no Grande Terremoto Hanshin-Awaji, em 1995 (Kobe117)

Casa segura

Tomando como base um material explicativo da Prefeitura de Urayasu (Chiba) com linguagem e ilustrações simples, veja se o interior e exterior de sua casa estão seguros, caso ocorra um terremoto.

Interior da casa

1 – Abra espaço na casa

É importante assegurar um espaço aberto, sem mobílias, dentro de um dos cômodos da casa. O ideal é acomodar os móveis maiores e mais altos em um quarto onde há pouca circulação das pessoas da família. Caso isso não seja possível, procure reorganizar as mobílias para abrir um espaço, mesmo que seja pequeno.

2 – Cuidados nos quartos

Nos quartos, especialmente, das crianças, idosos ou doente, não coloque mobílias extras, especialmente aquelas que podem cair como armários, guarda-roupas e estantes. Só de remover esses móveis se pode assegurar que não ficará soterrado com o terremoto.

3 – Medidas nas mobílias

Para quem reside em imóvel alugado fica difícil instalar peças para evitar queda dos móveis. Nesse caso pode comprar solas para colocar sob os móveis. Para quem mora em casa própria o ideal é imobilizar as mobílias.

Em qualquer uma das situações a recomendação é evitar de colocar coisas sobre os móveis.

4 – Hall de entrada

O hall de entrada deve ficar sempre livre. Os calçados e chinelos devem ficar guardados. Não deixar guarda-chuvas, tacos de beisebol ou de golfe, ou qualquer outros objetos na entrada.

Se tiver lotado de coisas, elas podem ser impedimento para os residentes saírem na emergência.

Exterior da casa

1 – Varanda

Foto: Fotolia

Essa deve ficar livre das coisas, mantendo varal e vasos seguros. Especialmente para quem reside em apartamento, a varanda pode ser o local por onde poderá escapar na emergência. Por isso, deve estar sempre limpa de coisas.

2 – Vidros das janelas

 

É fácil de aplicar

Proteger os vidros das janelas e portas com adesivo chamado 飛散防止フィルム, lê-se hisan boshi firumu. Esse filme ajuda a evitar que os vidros se estilhacem caso ocorra um terremoto de grande intensidade. Pode usar nos vidros dos armários, como nos da cozinha e banheiro, por exemplo.

Exemplo de vidro quebrado sem (à esq.) e com filme

3 – Telhado

Foto: One Project

Conferir sempre se as telhas estão inteiras, sem rachaduras ou descascadas, além de ver se estão no devido lugar. Caso tenha antena ou qualquer outra coisa no telhado, assegure-se que esteja firme.

4 – Muro de blocos

Foto: The Page

Chamado de ブロック塀, lê-se burokkuhei, a legislação não permite mais, se não tiver estrutura de aço. Se tiver, reconsidere em substituir o muro por um cercado de outro material.

5 – Gás propano

Caso tenha gás propano certifique-se que o cilindro esteja bem preso por uma corrente, a fim de evitar incidente.

Foto: Enepi

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Empresária é presa suspeita de assassinato do irmão, com disfarce de suicídio

Publicado em 20 de junho de 2018, em Sociedade

Dona de uma empresa de construção civil foi presa suspeita de ter assassinado o irmão mais novo, disfarçando o caso como suicídio.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Empresária presa sob suspeita do assassinato do irmão (à dir.) disfarçado de suicídio (JNN)

Sob suspeita de assassinato a empresária Akemi Adachi, 44 anos, japonesa, dona de uma empresa de construção civil, em Sakai (Osaka), foi presa nesta quarta-feira (20).

Publicidade

Em 27 de março deste ano seu irmão, Masamichi, 40, empresário, foi encontrado morto no banheiro de sua casa. Os exames constataram que ele ingeriu indutor do sono. Ela teria simulado suicídio dando-lhe o medicamento e depois o intoxicou por inalar monóxido de carbono, através do yeontan, briquete de carvão sul-coreano usado para aquecer ou cozinhar.

Segundo a polícia o irmão teria telefonado para a esposa dizendo que iria passar na casa dos pais, antes do seu retorno. Mais tarde, a irmã mais velha, a que foi presa, teria ligado para a cunhada dizendo que não encontrou seu irmão. “Venha logo”, teria dito.

Irmão assassinado e pai com morte cerebral

A empresa da suspeita fica no mesmo prédio que a residência da família. A esposa o encontrou no banheiro do segundo andar, encostado na parede.

Depois, a irmã mais velha entregou uma carta de despedida do irmão para a cunhada. Ela achou o conteúdo estranho e sem sentido, por isso se consultou com a polícia.

Há 2 meses o pai da suspeita, de 67 anos, foi levado para o hospital, com hipoglicemia. Ele se encontra em estado de morte cerebral. A polícia investiga o caso como relacionado ao assassinato do irmão.

“Não fiz isso”, nega a suspeita na delegacia.

Fontes: Sankei e JNN Foto: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência