Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Copa do Mundo: torcedores japoneses impressionam ao limpar estádio após jogo

Publicado em 20 de junho de 2018, em Notícias do Mundo

Equipados com sacos de lixo, torcedores japoneses marcharam pelas fileiras recolhendo o lixo, para deixar o local tão limpo como encontraram.

Após o jogo onde o Japão venceu a Colômbia, torcedores japoneses limparam meticulosamente as fileiras e assentos no estádio onde torceram pelo seu time (NHK)

Após uma partida quente de Copa do Mundo, as arquibancadas geralmente ficam repletas de lixo, como restos de comida, copos e embalagens espalhadas por todos os lugares no furor do momento.

Publicidade

E os torcedores japoneses tinham razão para ir à loucura na noite de terça-feira (19). O time japonês venceu seu jogo de abertura, derrotando a Colômbia por 2 a 1, garantindo a primeira vitória da equipe contra um lado sulamericano.

Contudo, após a vitória, torcedores japoneses também fizeram a sua parte: limparam meticulosamente as fileiras e assentos no estádio onde torceram pelo seu time.

Equipados com sacos de lixo grandes que eles trouxeram consigo, os torcedores japoneses marcharam pelas fileiras recolhendo o lixo produzido por eles, para deixar o local tão limpo como encontraram.

Veja o vídeo postado no Twitter:

E essa não é a primeira vez – torcedores do “Samurai Blue” nunca falharam em aderir às suas boas maneiras.

Durante a Copa de Mundo de 2014 no Brasil, torcedores japoneses atraíram elogio internacional quando foram vistos recolhendo o lixo e os colocando em sacos plásticos azuis que eles haviam trazido consigo após o final de um jogo.

“Não é somente parte da cultura do futebol, mas parte da cultura japonesa”, disse Scott Mclntyre, jornalista futebolístico que trabalha no Japão, à BBC. Ele está na Rússia acompanhando o time e não ficou surpreso pela natureza, de alguma forma diferente, dos fãs do Samurai Blue.

“Você geralmente ouve as pessoas dizerem que o futebol é um reflexo de cultura. Um aspecto importante da sociedade japonesa está garantindo que tudo esteja absolutamente limpo e isso é o caso em todos os eventos de esportes e certamente também no futebol”.

Um hábito construído desde a infância

É algo que vem como surpresa para muitos estrangeiros que comparecem a jogos no Japão.

“Eles podem deixar uma garrafa ou qualquer tipo de embalagem de comida no chão, mas alguém vai pedir para limpar ou levar o lixo para casa, mas não podem deixá-lo ali”, diz Mclntyre.

É um hábito ensinado aos japoneses desde a infância.

“Fazer a limpeza após partidas, como as de futebol, é uma extensão de comportamentos básicos que são ensinados na escola, onde as crianças limpam suas salas de aula e corredores”, explica Scott North, professor de sociologia na Universidade de Osaka.

“Com lembretes constantes desde a infância, esses comportamentos se tornam hábitos para a maioria da população”.

Em uma matéria publicada pelo site Sora News, um usuário do Twitter mostrou que até alguns torcedores colombianos ajudaram os japoneses a limparem o estádio. Veja a postagem abaixo:

Fonte: BBC, Sora News
Imagem: Twitter, NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!