
Foto ilustrativa de termômetro digital na rua (PM)
A terça-feira (29), e durante toda a semana, deverão ser marcadas por calor, com temperaturas perigosamente altas, excedendo a corporal, o que requer mais cuidados que o normal para evitar a insolação.
Foi emitido alerta de insolação para 31 das 47 províncias, incluindo Tóquio, Osaka, Aichi, Shimane e Quioto, onde a máxima poderá chegar perto dos 40ºC.
Por outro lado, recomenda-se cuidado com chuvas e trovoadas repentinas ao participar de atividades de lazer ao ar livre. Okinawa e as Ilhas Ogasawara são afetadas pelos dois tufões.
O Ministério do Meio Ambiente e a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitem alerta de insolação quando o índice WBGT for igual ou superior a 33ºC.
O Wet Bulb Globe Temperature (WBGT) ou traduzido como Temperatura do Globo e Bulbo Úmido é uma medida que combina calor (temperatura), umidade, radiação solar e velocidade do vento para avaliar o estresse térmico em seres humanos, especialmente em ambientes externos e com exposição ao sol. É utilizada para determinar o risco de insolação e outras condições relacionadas ao calor, auxiliando na gestão de atividades físicas e trabalho em ambientes quentes.
O risco de insolação é particularmente alto nas províncias sob alerta. Recomenda-se tomar medidas proativas, como beber bastante água e repor o sal, evitar longos períodos ao ar livre e usar ar-condicionado em ambientes fechados.
Veja as províncias sob alerta de insolação na terça-feira, lembrando que a AMJ faz atualizações às 14h e 19h, portanto, pode mudar ao longo do dia.
- Tohoku: Miyagi, Yamagata e Fukushima
- Kanto-Koshin: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tóquio, Nagano e Yamanashi
- Tokai: Aichi, Shizuoka, Gifu e Mie
- Hokuriku: Niigata e Ishikawa
- Kinki: Shiga, Osaka, Hyogo e Wakayama
- Chugoku: Okayama, Hiroshima, Shimane e Tottori
- Shikoku: Tokushima
- Kyushu: Yamaguchi, Fukuoka, Oita, Nagasaki, Kumamoto e Kagoshima (exceto Amami)
Cuide-se com este calor perigoso à saúde!

AMJ
Fontes: WeatherNews, AMJ e NHK








