
Termômetro marca 39,9ºC
O calor na terça-feira (29) foi perigoso, chegando a 39,9ºC na cidade de Kiryu (Gunma). Mas não foi diferente em muitas cidades das províncias de Aichi, Gifu e Hyogo, que chegaram a registrar 38ºC e 39ºC.
Só para se ter uma ideia dessa onda de calor extremo, os termômetros de 322 dos 914 locais de observação registraram temperaturas superiores a 35ºC. Foi a maior proporção da história, com aproximadamente um terço do arquipélago japonês enfrentando o calor perigoso à saúde.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) havia anunciado, inicialmente, alerta de insolação para 31 províncias, mas ao longo do dia aumentou para 37. Ou seja, 79% do arquipélago japonês sofreu com essa onda.
Artigos relacionados
Para quarta-feira (30), a AMJ já anunciou o alerta de insolação para 33 províncias, podendo atualizar o quadro às 14h e 19h, dependendo das condições climáticas. Veja as províncias por região.
- Tohoku: Akita e Yamagata
- Kanto-Koshin: Ibaraki, Gunma, Nagano e Yamanashi
- Tokai: Aichi, Shizuoka, Gifu e Mie
- Hokuriku: Niigata, Ishikawa, Toyama e Fukui
- Kinki: Shiga, Quioto, Osaka, Hyogo, Nara e Wakayama
- Chugoku: Okayama, Hiroshima, Shimane e Tottori
- Shikoku: Tokushima, Kagawa e Ehime
- Kyushu: Fukuoka, Nagasaki, Kumamoto e Kagoshima (exceto Amami)
- Okinawa: somente para as ilhas Yaeyama
A insolação não deve ser subestimada, especialmente em relação às crianças e idosos, e também para quem trabalha em área externa e em ambiente de calor.
Recomenda-se hidratação frequente, fazer reposição do sal, usar o ar-condicionado e não fazer exercícios físicos ao ar livre. Além disso, com as noites quentes, recomenda-se o uso do ar-condicionado para um sono de qualidade.
Cuide-se!

Mapa da AMJ
Fontes: AMJ, JNN e Nagoya TV







