
Foto: JNN
Pela primeira vez na história do Japão, a temperatura ultrapassou 41°C por dois dias consecutivos, na quarta-feira (6). Na cidade de Shizuoka (província homônima) os termômetros subiram até 41,4ºC.
Várias cidades registraram calor considerado extremamente perigoso à saúde, de 39ºC: Kiryu, Isesaki e Maebashi (Gunma), Hachioji (Tóquio), Odawara (Kanagawa), Mima (Tokushima) e Mitsuki (Yamanashi). As cidades de Nagoia (Aichi) e Takamatsu (Kagawa) tiveram máxima de 38ºC.
Em contrapartida, na região Hokuriku, a província de Ishikawa teve chuva torrencial, chegando a alagar algumas cidades como Wajima e Suzu.
Artigos relacionados
Na quinta-feira (7), as temperaturas continuam elevadas, mas o alerta de insolação foi reduzido para 20 províncias, diferente do dia anterior que foi para 37.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) recomenda continuar com os cuidados contra a insolação pois, embora tenha reduzido o número de províncias sob alerta, o calor acima de 31ºC (em vermelho no mapa) continua, exceto em Hokkaido.
Mesmo que a província onde vive não esteja na lista, os cuidados contra a insolação devem ser mantidos, como ligar o ar-condicionado, hidratar-se regularmente e fazer reposição do sal, alimentar-se bem e ter uma boa noite de descanso. É preciso se cuidar para não ser acometido pela exaustão do verão.
Veja as províncias por região.
- Kanto-Koshin: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tóquio, Chiba, Kanagawa e Yamanashi
- Tokai: Shizuoka
- Hokuriku: Niigata e Fukui
- Kinki: Quioto e Hyogo
- Chugoku: Okayama e Hiroshima
- Shikoku: Kagawa e Ehime
- Kyushu: Miyazaki e Kagoshima (excluindo Amami)
- Okinawa: somente Miyako e Yaeyama
Como a AMJ atualiza o alerta de insolação às 14h e 17h, esse quadro poderá mudar.

Em roxo são as províncias sob alerta de insolação (AMJ)
Fontes: AMJ, JNN e NHK







