
Queda demográfica impacta universidades japonesas (imagem ilustrativa/PM)
Um levantamento revelou que metade das universidades privadas do Japão registrou redução no número de matrículas em relação à sua capacidade neste ano fiscal.
A população de jovens de 18 anos segue em queda no Japão, afetando diretamente o número de novos inscritos.
A Corporação de Promoção e Ajuda Mútua para Escolas Privadas do Japão informou que 316 das 594 universidades privadas do país, equivalendo a 53,2% do total, tiveram menos novos estudantes do que as cotas de admissão em 2025. Este é o terceiro ano consecutivo com esse nível de declínio.
Artigos relacionados
Embora universidades em cidades metropolitanas como Tóquio, Osaka e Fukuoka tenham mantido os níveis de matrícula, muitos municípios estão observando uma queda nos números que estão abaixo da capacidade.
Medidas caso as matrículas continuem abaixo da capacidade
Especula-se que algumas universidades deixarão de recrutar novos alunos a partir de 2026 e poderão fechar suas portas.
Neste ano fiscal, a cota de admissões para todas as universidades privadas do Japão somou 502.755, uma redução de 1.114 em comparação a 2024, marcando a primeira queda em 22 anos.
O Ministério da Educação afirma que implementará normas mais rígidas para a criação de novos departamentos e outras medidas caso as matrículas continuem abaixo da capacidade.
A política do ministério deverá incentivar universidades a reduzirem o tamanho, se fundirem com outras ou encerrarem suas atividades, especialmente em áreas não urbanas.
O ministério planeja focar no apoio às universidades que educam profissionais para economias regionais, aconselhando reorganizações ou redução de tamanho se houver riscos gerenciais.
Fonte: NHK







