Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Cuidado: seu smartphone pode virar uma ameaça sob o calor intenso

| Tecnologia

As empresas de telecomunicação estão alertando para o risco de degradação e até incêndio em baterias de smartphones devido ao aumento das temperaturas.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
20250813 calor smartphone

Imagem: NHK 

No meio de um período de calor recorde, as empresas de telecomunicações estão alertando os consumidores sobre os perigos potenciais para os smartphones devido ao aumento de temperatura.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Esse aumento pode causar degradação significativa na bateria, levando a riscos de incêndio, caso os usuários não tomem medidas preventivas.

Os smartphones utilizam baterias de íon de lítio, conhecidas por serem particularmente suscetíveis ao calor. Durante períodos de altas temperaturas, o calor pode se acumular dentro dos dispositivos, o que pode causar interrupção temporária no funcionamento ou mesmo deterioração da bateria.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A KDDI, uma das empresas do setor, relatou um caso em que a temperatura da superfície de um smartphone chegou a 48,7 graus Celsius enquanto era usado para reproduzir vídeos em uma temperatura ambiente de 35 graus. Isso ilustra o impacto que o calor ambiente pode ter no funcionamento dos aparelhos.

Em um teste que simulou condições ainda mais extremas, colocando o smartphone em um ambiente de 85 graus, como o interior de um carro sob o sol, o dispositivo apresentou expansão de 1 a 2 milímetros na bateria após dois dias.

Essa situação mostra claramente como condições térmicas adversas podem resultar em danos físicos reais ao aparelho.

Com base nessas descobertas, a empresa recomenda aos consumidores que, ao perceberem aumento significativo na temperatura do aparelho, devem desligá-lo imediatamente e colocá-lo em uma área fresca.

Takuya Kuwata, do departamento de estratégia de sistemas da KDDI, também sugeriu: ‘Se exposto a altas temperaturas, o ideal é evitar o uso e procurar resfriar o dispositivo aplicando um fluxo de ar sobre ele’.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo