
Foto ilustrativa de paciente no hospital (PM)
O Kaigo Hoken é um seguro de cuidados de longo prazo e faz parte de um sistema público de seguro social com inscrição obrigatória para os trabalhadores – autônomos e funcionários – a partir dos 40 anos.
Não importa se é um trabalhador estrangeiro que pensa que não irá necessitar, pois voltará ao seu país de origem. No entanto, há casos de trabalhadores com idade inferior a 60 anos que tiveram um problema no coração ou câncer e necessitaram desses cuidados, até mesmo dentro da comunidade brasileira.
Portanto, todos os cidadãos que contribuem com o Shakai Hoken ou Kokuho precisam, obrigatoriamente, pagar também o Kaigo Hoken.
Artigos relacionados
Ele oferece cobertura parcial para serviços de enfermagem, de day care ou de cuidadores (kaigo), quando necessário. Administrado pelos governos nacional e local, o sistema é financiado por prêmios de seguro e impostos. Os indivíduos geralmente precisam pagar apenas uma parte (10% a 30%) do custo.
Em contrapartida, se o trabalhador ficar doente, necessitando de repouso e acompanhamento de um cuidador, poderá receber serviços como assistência domiciliar e em alguma instituição especializada.
Kaigo Hoken e seu sistema
Foi criado com o objetivo de dar suporte às pessoas que precisam de cuidados especiais, em meio a uma sociedade em envelhecimento, mas também para reduzir a sobrecarga das famílias.
Segurados do tipo 1
Aqui entra o público idoso, com idade igual ou superior a 65 anos. Os serviços de cuidados (kaigo) ficam disponíveis para os que contribuíram, independente da causa.
Segurados do tipo 2
São os que têm a faixa etária entre 40 e 64 anos, que necessitam de cuidados (kaigo) devido a uma doença específica. Em geral, o médico faz a recomendação, a qual deve ser apresentada na prefeitura da cidade onde é residente.
As doenças são divididas em 16 tipos, como câncer, derrame cerebral, Alzheimer, problema cardíaco grave, etc.
Valor da contribuição do Kaigo Hoken

Foto ilustrativa (PM)
Em geral, o valor da contribuição mensal é calculado com base no que se paga no sistema público em que está inscrito, seja o Shakai Hoken ou Kokuho. Portanto, vai depender também do salário ou rendimento mensal, no caso de ser autônomo. Se for segurado do tipo 2 pagará uma média mínima de 6.202 ienes mensais.
Vale lembrar que os idosos, mesmo aposentados, também continuam recolhendo, na faixa (mínima) dos 6,2 mil ienes, mas depende da prefeitura da cidade onde reside.
Desempregado contribui com Kaigo Hoken?

A resposta é sim. Mesmo estando desempregado, ainda precisará contribuir com o Kaigo Hoken. No entanto, tem o direito de pedir à prefeitura uma redução no valor, entre ¼ e ½, dependendo da renda que tinha antes de ficar desempregado.
Devido ao envelhecimento da população, os valores mensais do seguro de assistência de enfermagem (Kaigo Hoken) estão aumentando a cada ano.
É um valor mensal que não pode ser considerado um desperdício, pois nunca se sabe se, com 45 anos, por exemplo, sofrer um derrame cerebral ou for diagnosticado com câncer, poderá ser beneficiário desse sistema.
Caso queira ler um material explicativo completo do MHLW – em japonês – toque aqui.
Fontes: MHLW, JILI e Minna no Kaigo







