Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Ursos causam 12 mortes e pânico em cidades no Japão

| Sociedade

Ataques de ursos atingem níveis recordes no Japão, com 12 mortes registradas. Avistamentos em áreas urbanas e rurais causam interrupções em escolas e instituições. Câmeras capturam ursos tentando invadir edifícios.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
ursos ataques 31 out 2025 destaque

Crescente número de ataques de ursos no Japão causa pânico (ilustrativa/banco de imagens)

Os ataques de ursos estão atingindo níveis sem precedentes em todo o Japão, com um recorde de 12 mortes registradas até agora este ano. Os avistamentos continuam diariamente, desde cidades montanhosas até centros urbanos, causando interrupções em escolas e instituições locais.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Na cidade de Shizukuishi (Iwate), uma câmera de segurança capturou um urso puxando a porta de entrada de um salão público na manhã de quinta-feira (30), antes de se afastar. A moldura da porta de vidro foi encontrada quebrada, com marcas de impacto visíveis.

“Teria sido extremamente perigoso se o salão estivesse aberto”, disse Osamu Tanizaki, funcionário da cidade de Shizukuishi.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

No dia anterior, um urso colidiu com a entrada de uma escola primária em Yamagata (província homônima) no início da manhã, estilhaçando o vidro e forçando o fechamento da instituição de ensino pelo resto do dia.

Outra escola primária em Tsuruoka (Yamagata) também cancelou as aulas na quinta-feira, após relatos de avistamentos de ursos nas proximidades. Em Morioka (Iwate), um urso entrou no estacionamento da sede do Banco Iwate no início desta semana.

No mesmo dia e no dia seguinte, ursos também foram vistos no campus da Universidade Iwate, a cerca de 2Km de distância. A universidade suspendeu as aulas temporariamente, mas as retomou no dia 31 de outubro.

Os estudantes expressaram medo após os incidentes. “Foi chocante e assustador”, disse um aluno. Outro acrescentou, “É assustador porque está acontecendo na cidade, não perto das montanhas”.

Quando funcionários da universidade inspecionaram o campus na manhã de quinta-feira, encontraram fezes de urso e restos de comida, confirmando a presença do animal. “Não há engano — ele esteve aqui”, afirmou Takayoshi Yamauchi, professor associado da Faculdade de Agricultura da universidade.

Escolas primárias próximas também intensificaram as precauções. Algumas crianças agora carregam sinos antiursos em suas mochilas, e os pais as levam de carro para a escola por segurança. “Eles ainda não pegaram o urso, então ainda estou preocupado”, disse um pai.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o número de mortes causadas por ursos neste ano fiscal subiu para 12, marcando o maior número já registrado no Japão.

Fonte: TBS


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo