
Governo japonês tem planos para aliviar o impacto da alta dos preços, impulsionar o consumo com gift cards e fortalecer a economia através de investimentos em tecnologia (imagem ilustrativa/PM)
A NHK obteve o esboço das novas medidas econômicas do governo japonês, com a prioridade máxima em combater o aumento dos preços ao consumidor para estabilizar a vida cotidiana.
Há planos para aumentar o financiamento para os governos locais, para medidas que aliviem o peso de uma ida ao supermercado.
O financiamento também complementará programas existentes, como as refeições escolares. Outro objetivo é impulsionar o consumo, apoiando gift cards (cartões-presente) para produtos alimentícios e bebidas.
Artigos relacionados
O esboço também menciona a melhoria da situação das pequenas e médias empresas, para que possam conceder aumentos aos seus trabalhadores. Também é proposto o apoio às contas de eletricidade e gás durante o inverno.
Há também um plano para investir de forma rápida e ativa em campos estratégicos, através da cooperação pública e privada.
O governo visa injetar pelo menos ¥10 trilhões (US$65 bilhões) em fundos públicos até o ano fiscal de 2030, para desenvolver ainda mais a IA e semicondutores de ponta.
O esboço também menciona o estabelecimento de um novo sistema tributário, para promover investimentos de capital arrojados.
O governo está pronto para colocar os planos em ação, pois visa elaborar um novo pacote econômico ainda este mês.
Fonte: NHK







