
O Japão se prepara para um aumento nos preços de alimentos e bebidas em dezembro, afetando 217 produtos (imagem ilustrativa/PM)
Os preços devem subir no Japão em dezembro para 217 produtos alimentícios e bebidas de 195 grandes fabricantes japoneses, informou a Teikoku Databank nesta sexta-feira (28).
Os preços aumentarão para produtos como aperitivos de chocolate e missô. O número mensal de itens sujeitos a aumentos de preços quase dobrará em relação ao ano anterior, mas será o segundo menor deste ano, depois de novembro.
O número total de itens cujos preços subiram ou devem subir este ano está projetado para atingir 20.609, um aumento de cerca de 60% em relação ao ano anterior e superando 20 mil pela primeira vez em dois anos.
Artigos relacionados
Atualmente, grandes fabricantes de alimentos e bebidas planejam aumentar os preços de 1.044 itens em 2026, um número muito menor do que a estimativa deste ano divulgada um ano antes.
Ainda assim, a prática de repassar os custos mais altos de materiais e mão de obra aos preços deve continuar. “‘Há poucos fatores favoráveis que poderiam manter os preços estáveis ou reduzi-los”, disse um funcionário da Teikoku Databank.
Fonte: JT







