Exportações de chá verde do Japão atingem nível recorde em mais de 70 anos
As exportações de chá verde do Japão alcançaram o nível mais alto em mais de 70 anos nos primeiros 10 meses deste ano. Este crescimento é impulsionado pelo mercado global de matcha e pela desvalorização do iene.

Demanda global impulsiona exportação de chá verde japonês (imagem ilustrativa/PM)
As exportações de chá verde do Japão, nos primeiros 10 meses deste ano, atingiram o nível mais alto em mais de 70 anos, impulsionadas pelo mercado estrangeiro em expansão para o pó de matcha e pela desvalorização do iene, conforme dados do governo e da indústria divulgados no sábado (13).
As exportações de chá, entre janeiro e outubro, cresceram 44% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 10.084 toneladas. Os Estados Unidos foram o principal destino, importando 3.497 toneladas nos 10 meses, seguidos por Taiwan, Tailândia e Alemanha.
As exportações de chá verde têm aumentado por nove anos consecutivos, refletindo a crescente popularidade de alimentos japoneses no exterior entre consumidores preocupados com a saúde.
Artigos relacionados
O crescimento global supera desafios históricos
Apesar do aumento das vendas no exterior, os envios anuais permaneceram abaixo de 10 mil toneladas após atingirem o pico de 11.553 toneladas em 1954, em parte devido à crescente popularidade do chá chinês.
Embora a demanda por chá verde no Japão esteja lenta, os preços das folhas de chá têm subido nos últimos anos, em linha com a queda na produção.
Em 2024, o Japão produziu cerca de 74 mil toneladas de folhas de chá, mais de 10% a menos do que uma década antes, em meio à demanda decrescente por sencha ( o tipo mais popular de chá verde japonês) usado na infusão e ao envelhecimento da população agrícola.
Aumento expressivo de preços em Kagoshima
De acordo com uma cooperativa agrícola na província de Kagoshima, no sudoeste do país, principal produtora de folhas de chá, as folhas produzidas entre outubro e novembro, tipicamente usadas para bebidas de chá engarrafadas, foram vendidas por mais de ¥2,5 mil (US$ 16) por quilograma, um aumento de seis vezes em relação ao ano anterior.
Fonte: MN







