Local turístico em Nagano vai multar turistas por mau comportamento
O aumento acentuado no número de turistas, impulsionado pelo fim da pandemia de covid-19, levou a queixas de empresas locais sobre perturbações. A medida busca equilibrar o turismo com a qualidade de vida dos moradores.

Hakuba endurece regras contra barulho e pichações (banco de imagens)
O local tem observado um aumento no número de turistas, incluindo aqueles vindos do exterior. Multas e outras penalidades foram recém-adicionadas à “Ordem de Boas Maneiras da Vila de Hakuba” já existente.
O projeto de lei para revisar a ordem foi aprovado no dia 18 durante a reunião regular da assembleia da vila, com oito membros votando a favor e dois contra. As penalidades entrarão em vigor a partir de 1º de julho de 2026.
Foco no sossego e rigor na fiscalização
De acordo com a divisão de assuntos gerais da vila, a ordem existente foi promulgada em 2015 para “proteger a bela paisagem da vila e um ambiente de vida confortável”. Ela proíbe comportamentos disruptivos, como beber ou fumar enquanto caminha, mas não previa penalidades.
Artigos relacionados
Fazer ruídos altos, especialmente tarde da noite, está entre as formas de comportamento disruptivo adicionadas à lista de proibições.
Oito comportamentos estarão sujeitos a multas de até ¥50 mil se o infrator se recusar a seguir as ordens para parar. Em 2024, 2,71 milhões de turistas visitaram a vila, um aumento de 330 mil em relação ao ano anterior. Acredita-se que o aumento se deve ao fim da pandemia de covid-19.
Impacto turístico e comparação nacional
Empresas relacionadas ao turismo na vila reclamaram de pessoas soltando fogos de artifício e fazendo ruídos altos à noite, e solicitaram que a vila reforçasse as regulamentações.
“Gostaria de ajudar a criar um lugar onde tanto moradores quanto visitantes possam passar seu tempo confortavelmente”, disse o prefeito de Hakuba, Toshiro Maruyama, a repórteres após a reunião da assembleia da vila.
De acordo com o Instituto de Pesquisa para Governos Locais, em Tóquio, 20 municípios em todo o país, incluindo Kamakura (Kanagawa), possuem ordens sobre boas maneiras. Seis dos municípios, incluindo as cidades de Fukuoka e Quioto, introduziram penalidades por violar as ordens relevantes.
Fonte: JN







