Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

União Europeia investiga Shein por bonecas sexuais infantis e design 'viciante'

| Notícias do Mundo

A União Europeia iniciou uma investigação contra a Shein, focando na venda de bonecas sexuais com aparência infantil e no design ‘viciante’ da plataforma, sob a Lei de Serviços Digitais.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Imagem gerada automaticamente

Venda de produtos ilegais: Shein alvo de investigação da UE (banco de imagens)

A União Europeia (UE) abriu, na terça-feira (17), uma investigação formal contra a gigante do varejo online Shein. O inquérito foca na venda de bonecas sexuais com aparência infantil e no que a Comissão Europeia (CE) descreveu como o “design viciante” da plataforma.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A Shein já havia sido alvo de intensa fiscalização em novembro de 2025, quando autoridades francesas condenaram a empresa por comercializar bonecas sexuais que se assemelhavam a crianças.

Esta é a primeira investigação da CE contra a Shein sob a Lei de Serviços Digitais (DSA), uma legislação abrangente da UE que visa combater a disseminação de conteúdo e produtos ilegais online.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A CE declarou que investigará a venda de produtos ilícitos, “incluindo material de abuso sexual infantil“, e examinará a “falta de transparência” nos sistemas de recomendação da Shein.

Posicionamento da empresa e penalidades

Fundada na China em 2012 e atualmente sediada em Singapura, a Shein afirmou que continuará a cooperar com a CE.

Em comunicado, a empresa declarou: “Compartilhamos o objetivo da CE de garantir um ambiente online seguro e confiável e continuaremos a colaborar construtivamente neste procedimento”.

Após a repercussão na França, a Shein informou que removeu imediatamente os produtos e proibiu a venda de bonecas sexuais em seu site globalmente, independentemente da aparência.

A Shein está entre as mais de 20 plataformas online consideradas “muito grandes” que devem cumprir a DSA.

O não cumprimento pode resultar em multas que chegam a seis por cento do faturamento global da empresa, ou até mesmo a uma proibição em caso de violações graves e repetidas.

Escopo da fiscalização e bem-estar do usuário

A UE indicou que sua investigação se concentrará nos sistemas implementados pela Shein para prevenir a venda de produtos ilegais nos 27 países do bloco.

Além das bonecas sexuais, a lista de produtos sob escrutínio inclui armas, bem como brinquedos, roupas, cosméticos e eletrônicos que sejam considerados inseguros ou não estejam em conformidade com as regulamentações da UE.

Os reguladores também estão analisando os riscos associados ao “design viciante” da plataforma, como a concessão de pontos ou recompensas aos consumidores por engajamento.

“Recursos viciantes podem ter um impacto negativo no bem-estar dos usuários e na proteção do consumidor online”, afirmou a CE.

Fonte: ST

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo