Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão proibirá uso de baterias portáteis em aviões

| Sociedade

O Ministério dos Transportes do Japão proibirá o uso de baterias portáteis dentro das cabines de aviões a partir de abril, visando a segurança após incidentes de incêndio.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Imagem gerada automaticamente

Novas regras para power banks em aviões no Japão (imagem ilustrativa/PM)

O Ministério dos Transportes do Japão informou às companhias aéreas domésticas sobre a proibição do uso de baterias portáteis (power banks) dentro das cabines em voos com destino ou partida dos aeroportos do país, com implementação prevista para a partir de abril.

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

Essa mudança, que será incorporada a uma diretriz baseada na Lei de Aeronáutica Civil, é uma resposta direta a incidentes onde baterias de íon-lítio pegaram fogo ou começaram a soltar fumaça dentro das cabines de aviões de passageiros, representando um risco significativo à segurança.

A revisão significa que os passageiros serão proibidos de usar baterias portáteis para recarregar seus smartphones ou outros dispositivos eletrônicos. Além disso, também será vedado o carregamento das próprias baterias portáteis nas tomadas disponíveis nos assentos das aeronaves.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Limites de transporte e contexto internacional

A nova regra também estabelecerá um limite de duas baterias portáteis que cada passageiro poderá levar consigo dentro da cabine do avião.

Vale ressaltar que algumas companhias aéreas estrangeiras já implementaram a proibição do uso de baterias portáteis em cabines. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAA) está atualmente estudando a regulamentação sobre o assunto em nível global.

Incidentes

Entre os incidentes que motivaram a medida, destaca-se um incêndio ocorrido em janeiro passado em um avião que se preparava para decolar de Busan, na Coreia do Sul, que pode ter sido causado por uma bateria portátil em um compartimento superior.

Em outro caso, em setembro, uma bateria portátil começou a soltar fumaça enquanto era utilizada para carregar um smartphone dentro da cabine de um voo internacional da Japan Airlines (JAL).

Fonte: NHK

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

logo