Aeon anuncia aumento salarial médio de 8% para arubaitos
| Economia
No período do ‘shunto’ ou batalha da primavera, a Aeon Retail anunciou o maior aumento salarial da história da empresa.

Foto de uma fachada da rede Aeon (NHK)
Durante a batalha da primavera (shunto), um período de negociações para aumento salarial, a subsidiária da Aeon (Aeon Retail), chegou a um acordo com o sindicato trabalhista para um aumento salarial médio de 8,38% para os arubaitos, ou funcionários temporários e eventuais.
Esse foi o maior aumento salarial da história para os funcionários não efetivos, enquanto os funcionários em tempo integral também terão 5% de acréscimo mensal.
Segundo a empresa, isso representa um aumento médio de 101,8 ienes por hora, uma conquista para os funcionários não efetivos.
Artigos relacionados
A Aeon Retail emprega aproximadamente 400 mil funcionários temporários e eventuais em todo o grupo, e o impacto deste acordo em outras empresas será acompanhado de perto.
Os funcionários efetivos e de tempo integral terão 5,89% de aumento – média de 19.637 ienes mensais – superando o nível do ano passado e alinhado com a reivindicação do sindicato dos trabalhadores.
As negociações entre empregados ou sindicatos e empregadores estão a todo vapor nas principais empresas do Japão, com respostas previstas para meados de março, já que a implementação é a partir de abril, quando começa o novo ano fiscal.
Fontes: Nikkei e NHK







