Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Portal Mie PORTAL MIE
Aichi 17°C 11°C
🇺🇸USD→🇯🇵JPY 158.604
Economia

Japão apela às companhias petrolíferas: ‘não restrinjam a venda de combustíveis’

Do posto à indústria: a crise no Irã ameaça o cotidiano no Japão.

R

Redação

⏱ 2min de leitura
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
Ouça agora · Áudio da notícia
Playlist →
00:00
--:--
Sabia que tem posto com venda de gasolina suspensa
Foto ilustrativa (PM)

A instabilidade no Oriente Médio deixou de ser uma preocupação apenas financeira para se tornar um problema de abastecimento real no Japão.

UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão
Publicidade

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) entrou em estado de alerta após relatos de escassez e fechamento de serviços básicos.

Governo do Japão proíbe racionamento de combustível

Mesmo com a liberação das reservas estratégicas de petróleo desde 16 deste mês, postos de gasolina e empresas continuam enfrentando dificuldades para comprar combustível.

  • Ordem do METI: o ministério solicitou formalmente que as 10 maiores distribuidoras de petróleo não restrinjam as vendas, garantindo que o produto chegue ao consumidor final.
  • Apoio financeiro: foi criado um centro de consultoria para Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Japão e ampliado o programa de “Empréstimo de Segurança” para negócios afetados pela queda nas vendas ou alta nos custos.

Impacto na ponta: serviços suspensos

Placa do posto explica o fechamento temporário
Placa do posto explica o fechamento temporário (NHK)

A crise já força o fechamento de estabelecimentos em diferentes províncias.

  • Fukuoka (Kitakyushu): a rede Kyuhan Sekiyu fechou temporariamente 3 de seus 7 postos de gasolina até 1º de abril. O motivo? O preço de compra da gasolina subiu 30% em apenas uma semana, tornando a operação insustentável.
  • Shizuoka (Hamamatsu): a tradicional casa de banhos – Centro de Bem-Estar Social Mikkaichi – fechou por tempo indeterminado. A instalação não consegue mais obter o óleo combustível pesado necessário para aquecer a água, pois os fornecedores não têm previsão de entrega.

Efeito cascata na indústria

A crise do petróleo atingiu em cheio o setor de insumos do Japão. A gigante Nippon Paint anunciou um aumento drástico de 75% no preço do solvente de tintas.

  • Escassez de solventes: como a matéria-prima é derivada do petróleo e está escassa, a empresa afirmou que não consegue mais absorver os custos sozinha e alerta que novos reajustes podem ocorrer se o cenário no Irã piorar.
Recomendadas para você

Em outros setores produtivos, como o da indústria automobilística e fábricas, o impacto da crise no Oriente Médio preocupa não só as empresas como também os trabalhadores. 

Fonte: NHK

+ lidas agora

em alta
🎥 Assista ao vídeo desta notícia
Seguidores
10.241

Curta o Portal Mie no Facebook

Receba novidades e destaques direto no seu feed.