Turistas estrangeiros poderão acessar quase metade dos caixas eletrônicos (ATMs) para retirar dinheiro usando cartões de débito ou crédito emitidos no exterior até o final de 2018, apesar do Japão ainda estar atrás de várias nações ocidentais que oferecem essa conveniência.
Os bancos estão correndo contra o tempo para para tornar seus ATMs acessíveis e outras operadoras de caixas eletrônicos amigáveis aos estrangeiros estão introduzindo milhares de máquinas em novas localizações.
No final de 2016, 9 bancos e outras operadoras de ATMs entrevistadas pelo Nikkei, disponibilizaram cerca de 72.000 caixas eletrônicos que aceitam cartões emitidos no exterior. Cerca de 90.000 máquinas poderão oferecer essa acessibilidade em 2018. Atualmente, o Japão tem cerca de 190.000 ATMs em todo o país.
Todos os caixas eletrônicos do Seven Bank, encontrados principalmente em lojas de conveniência da 7-Eleven, aceitam cartões emitidos no exterior. O banco tinha 23.000 ATMs no final de 2016, e planeja instalar mais 2.000 máquinas do tipo.
Os ATMs do Japan Post Bank aceitam cartões emitidos no exterior e o banco planeja instalar 3.500 novas máquinas ao longo de 2 anos em lojas da FamilyMart e outros locais.
Nos Estados Unidos e em vários países europeus cartões emitidos no exterior funcionam em quase todo os ATMs.
Mais de 24 milhões de turistas estrangeiros viajaram ao Japão em 2016, e o governo quer aumentar esse número para 40 milhões em 2020, ano das Olimpíadas. O governo solicitou aos 3 megabancos japoneses (Mitsubishi UFJ Financial Group, o Sumitomo Mitsui Financial Group e o Mizuho Financial Group) que disponibilizem um número substancial de ATMs amigáveis aos estrangeiros até o ano de 2018.
Fonte e imagem: Nikkei