Surto de febre amarela no Brasil: distribuição de vacina será reforçada com 11,5 milhões de doses

Minas Gerais, que concentra o maior número de casos e de mortes pela doença até agora, recebeu pelo menos 2,9 milhões de doses. Saiba mais.

Imagem ilustrativa

Diante do surto de febre amarela, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a distribuição da vacina contra a doença em 11,5 milhões de doses.

Publicidade

Este ano, 5,5 milhões de vacinas já foram repassadas aos estados. Em anos em que não houve surto, foram distribuídas entre 800 mil e 1 milhão de doses do imunizante em todo o país, segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.

Com 70 casos confirmados da doença, o número de infectados pela febre amarela no Brasil em 2017 já ultrapassou em menos de um mês os casos registrados na última grande ocorrência da doença no país, entre 2007 e 2008, quando 48 pessoas foram contaminadas pelo vírus.

Este ano, até agora, o surto está concentrado em Minas Gerais

Em 2007, a doença se alastrou por nove estados, incluindo os da Região Sul. Este ano, até agora, o surto está concentrado em Minas Gerais, com casos registrados também na Bahia, São Paulo e Espírito Santo.

Das 11,5 milhões de doses adicionais da vacina, 6 milhões serão entregues nos próximos dias e 5,5 milhões serão distribuídos conforme a necessidade dos estados. Minas Gerais, que concentra o maior número de casos e de mortes pela doença até agora, recebeu pelo menos 2,9 milhões de doses. A estratégia do governo federal é bloquear o avanço da doença vacinando a população das regiões vizinhas a Minas.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (25) no Ministério da Saúde, representantes das secretarias de Saúde de estados onde há casos suspeitos ou houve mortes de macacos pela doença pediram que a população seja criteriosa antes de procurar a vacina. Segundo eles, está havendo uma busca pela vacina em regiões onde não é necessária a imunização.

“Embora a vacina seja segura, e eficaz, que protege contra o vírus, não é toda isenta de riscos, como todo medicamento. Esta é uma vacina de vírus vivo atenuado e portanto em situações muito raras pode vir a causar eventos adversos”, alertou o diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.

Imunização

O esquema vacinal da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é tomar uma dose e um reforço, dez anos depois da primeira. As orientações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina.

Via Agência Brasil
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Uso de gás em áreas metropolitanas do Japão atinge recorde por causa do frio congelante

Publicado em 27 de janeiro de 2017, em Sociedade

Em Tóquio e Osaka o uso de gás atingiu recordes diários por causa das baixas temperaturas. Veja mais.

Muita neve e frio em grande parte do Japão (Reprodução/ANN)

O uso de gás no Japão, o maior importador do combustível em forma líquida do mundo, atingiu recordes diários nesta semana nas cidades de Tóquio e Osaka por causa das baixíssimas temperaturas que vêm sendo registradas em grande parte do arquipélago.

Publicidade

A maior fornecedora de gás do Japão, a Tokyo Gas, informou na quarta-feira (25) que o uso de gás na capital atingiu um pouco mais de 60 milhões de metros cúbicos no dia anterior quando as temperaturas em Tóquio caíram para 2.5 graus Celsius, superando o recorde de sexta-feira passada, de 59.5 milhões de metros cúbicos.

A Osaka Gas, que serve a segunda maior área metropolitana do Japão, disse que o uso de gás marcou um recorde de 36.8 milhões de metros cúbicos na segunda-feira (23) em face de temperaturas similares.

O gás, juntamente com a eletricidade, é tipicamente usado para aquecimento nas principais cidades do Japão, visto que elas contam com redes de tubulação.

Já em áreas mais rurais e outras urbanas, o querosene é geralmente usado para aquecimento e suas vendas também aumentaram devido à queda na temperatura e a neve pesada em vários lugares.

Em relação à semana anterior, as vendas de querosene aumentaram em cerca de 6%, com 550.000 barris por dia na semana até 21 de janeiro, informou a Associação de Petróleo do Japão na quarta-feira (25).

Fonte: Japan Today
Imagem: Tokyo Gas, Antenam

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão