NASA propõe ousada ideia para tornar Marte habitável

Cientistas da NASA querem tornar Marte habitável com uma proposta ousada. Entenda o assunto.

Para permitir que Marte seja um planeta habitável no futuro, a construção de um campo magnético artificial entre o Sol e Marte conseguiria bloquear os ventos solares e construir uma atmosfera ao redor do planeta vermelho. Este plano ousado foi proposto por cientistas da NASA.

Publicidade

Por que impedir os raios solares melhoraria o ambiente de Marte?

Entre os dias 27/Fev e 1º/Mar, a NASA realizou o workshop “Visão científica planetária 2050“. O “plano de melhoramento do ambiente de Marte” foi apresentado durante esse workshop.

Embora Marte atualmente apresente uma atmosfera extremamente fina, acredita-se que antigamente o planeta vermelho era coberto por um mar de água e pesquisas recentes apontam que existem grandes quantidades de gelo no subterrâneo e em uma parte da superfície.

Os ventos solares, contêm partículas com altas energias e, por meio de uma intensa ação de erosão, espalham o vapor d’água na superfície de Marte. Se os ventos solares forem bloqueados por um campo magnético, a perda da atmosfera pararia e, segundo as simulações, em meio ano a pressão atmosférica subiria para metade da pressão terrestre. A temperatura também subiria cerca de 4ºC e conseguiria derreter o gelo rico em gás carbônico das calotas polares ao norte do planeta. Como resultado, o gás carbônico na atmosfera geraria o efeito estufa, e derreteria o gelo de Marte formando rios e oceanos.

Maneiras de manter um campo magnético

Então, como seria possível manter um campo magnético no espaço sideral por um longo período de tempo? Na proposta da NASA, um dispositivo que gera um campo magnético seria colocado por um veículo espacial em um dos pontos de Lagrange (L1), onde a gravidade entre Marte e o Sol é equivalente. Após isso, o dispositivo manteria uma posição relativa entre Marte e o Sol.

De acordo com a imagem mostrada pela NASA, por meio da influência do dispositivo de geração de campos magnéticos, 3 camadas de escudos denominadas magnetopausa, magnetosfera e cauda magnetosférica aparecerão. Com estes escudos, a ação de erosão dos raios solares seriam significativamente reduzidas

Segundo a proposta, a força magnética (densidade do fluxo magnético) necessária para gerar um campo magnético seria de 1~2 Teslas, o que já seria possível com a tecnologia atual, já que um imã supercondutor de 1 Tesla está sendo testado em um carro de motor linear em Yamanashi.

Imagem de Marte após sofrer processos geoquímicos

Fonte: Newsweekjapan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Casos de abuso infantil atingem recorde em 2016

Publicado em 11 de março de 2017, em Comportamento

Em mais da metade dos casos, as crianças sofreram abuso verbal por parte dos pais ou foram expostas à violência doméstica. Veja mais.

Sessenta e oito por cento das crianças sofreram abuso verbal ou foram expostas à violência doméstica (imagem ilustrativa)

Um recorde de 54.000 crianças no Japão foram encaminhadas a centros de proteção em casos suspeitos de abuso em 2016.

Publicidade

A Agência Nacional de Polícia (NPA- sigla em inglês) informou na quinta-feira (9) que denúncias envolvendo 54.227 crianças foram feitas no ano passado. O número teve uma alta de 46% em relação a 2015, sendo o maior desde 2004, quando dados comparativos tornaram-se disponíveis.

Mais de 37.000 das crianças, ou cerca de 68%, sofreram abuso psicológico, como abuso verbal por parte dos pais ou expostas à violência doméstica.

Cerca de 20% sofreram abuso físico, enquanto cerca de 10% foram vítimas de negligência, como não serem alimentadas ou estarem subnutridas.

A polícia por ela mesma tomou ação em um recorde de 1.081 casos no ano passado. As autoridades também forneceram informações a centros de proteção nos casos de 16.141 crianças. O número quadruplicou em comparação ao ano anterior.

Segundo a NPA, como as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre casos de abuso infantil, um número maior de denúncias está sendo feito.

Fonte: NHK
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!