Uma tartaruga marinha criada em uma lagoa agrícola não conseguia mais nadar. Assim, ela foi levada para os veterinários. Esse foi o começo de uma história que repercutiu imediatamente no mundo.
O veterinário que a recebeu realizou uma tomografia computadorizada e viu que havia uma grande quantidade de moedas. Ele decidiu realizar uma cirurgia para a remoção, na segunda-feira (6).
Cirurgiões removem 915 moedas da tartaruga
A cirurgia foi realizada pela equipe de veterinários e assistentes da Universidade Nacional Chulalongkorn, Faculdade de Medicina Veterinária, na Tailândia.
Para surpresa da equipe de médicos veterinários, foram contadas 915 moedas na barriga da tartaruga. Traduzindo em peso, foram retirados cerca de 5 Kg de peso.
A tartaruga tem 80 cm e pesava 60 Kg antes da cirurgia. Passou a pesar 55 Kg, mas o melhor de tudo é que no pós-cirurgia ela já voltou a respirar normalmente, informaram os médicos. Agora, ela ficará sob observação durante mais de 6 meses.
Tartaruga e moeda para dar sorte
Segundo o Jiji, os tailandeses têm o hábito de jogar uma moeda nas lagoas e nos zoológicos onde há tartaruga e jacaré, animais considerados auspiciosos. Por isso, os veterinários já estão acostumados a esse tipo de procedimento cirúrgico, porém, o veterinário declarou para a imprensa que nessa quantidade foi a primeira vez.
Segundo fontes locais, essa tartaruga vive na lagoa há algum tempo e as pessoas jogam moedas desde quando era pequena. O veterinário acha que ela deve ter desenvolvido estresse com essas atitudes e aprendeu a engoli-las.
Fontes e imagens: Jiji e JNN